Varejo deve encerrar 2010 com crescimento recorde de vendas: 10,9%

FONTE: CNC

O total de famílias brasileiras endividadas atingiu em julho o patamar de 57,7%, o que representa uma alta de 3,7 pontos percentuais em relação aos 54,0% registrados no mês anterior e uma queda de um ponto percentual em relação ao resultado de maio. Do total de endividados em julho, 8,9% não terão condições de quitar seus compromissos. Apesar disto, a intenção de consumo das famílias teve alta de 0,3% – resultado que foi puxado principalmente pela região Centro-Oeste (5,3%) e, no corte por faixas de renda, pelas famílias com renda superior a 10 salários mínimos (1,9%).

Os números são da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) e Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgadas hoje, 20 de julho, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com a análise dos resultados, a previsão é a de que o comércio varejista brasileiro encerre o ano com o crescimento recorde de 10,9% no volume de vendas – o que representaria o melhor ano para o setor.

“As pesquisas mostram o bom momento vivido pelo comércio atualmente. Apesar da alta, pelo quinto mês consecutivo, na perspectiva do consumo atual, as famílias estão com menos condições de atender seus compromissos devido à alta no seu endividamento – sinal de que o Banco Central deve ter cautela com a elevação da taxa de juros”, afirma o economista-chefe da CNC, Carlos Thadeu de Freitas Gomes.

As pesquisas são realizadas desde janeiro de 2010 em todas as capitais e no Distrito Federal junto a 17,8 mil consumidores. Clique para ver o detalhamento da PEIC (análise – gráficos) e do ICF (análise – gráficos).

ICF – A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é um indicador com capacidade de medir a avaliação dos consumidores sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, como a sua capacidade de consumo (atual e de curto prazo), nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro. Em outras palavras, é um indicador antecedente do consumo, a partir do ponto de vista dos consumidores, o que o torna uma ferramenta poderosa para o planejamento do comércio e de outras atividades produtivas.

PEIC – A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) orienta os empresários que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, uma vez que permitirá o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor, com informações sobre o nível de comprometimento da renda do consumidor com dívidas, contas e dívidas em atraso e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.

Para mais informações, entre em contato com Cristina Calmon, Luciana Rivoli ou Celso Chagas – (21) 3804-9200 r. 274, 416 e 451

Categorias: Notícias
Última atualização: 21 de julho de 2010