Apesar de queda mensal, comércio cresce no Brasil e em SC

O mês de fevereiro teve pequena queda no volume de vendas (-0,5%) e na receita nominal (-0,7%) do varejo brasileiro. Apesar da leve instabilidade, na comparação com fevereiro do ano passado o crescimento é evidente. Alta de 9,6% nas vendas e de 13,2% de incremento na receita nominal.

Das 10 atividades pesquisadas, quatro tiveram alta nas vendas de janeiro para fevereiro. Os resultados foram positivos para os setores de: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,1%); combustíveis e lubrificantes (1,9%); artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%); móveis e eletrodomésticos (1,3%).

Em Santa Catarina o cenário é semelhante à média nacional. Na comparação mensal as vendas e a receita nominal também caíram: -0,9% e -0,6%, respectivamente. Já na comparação anual, o volume de vendas se mantém em crescimento (16,2%) e a receita nominal continua em alta (19,6%).

Na avaliação da Fecomércio, apesar da leve queda das vendas e da receita nominal em fevereiro, o crescimento anual no Brasil e em Santa Catarina demonstra que a desaceleração das vendas do comércio vista no segundo semestre de 2011 deve perder força nos próximos meses. As medidas de flexibilização do crédito ao consumidor e o crescimento do emprego e da renda, devem ancorar o crescimento previsto para o varejo brasileiro a partir da metade deste ano.

Categorias: Notícias
Última atualização: 16 de abril de 2012