INSTITUCIONAL

Presidente da Confederação Nacional do Comércio, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros é homenageado com o Título Honoris Causa concedido pela Acafe

Atualizado em 11 abril, 2024

Em visita a Santa Catarina, o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, recebeu o Título Honoris Causa concedido pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), uma das mais importantes honrarias acadêmicas, em reconhecimento aos seus importantes serviços prestados na área da educação em Santa Catarina. A cerimônia contemplou ainda uma homenagem da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e contou com a presença dos representantes dos conselhos do Sesc, Senac e diretoria do Sistema Fecomércio. O evento ocorreu nesta quarta-feira (10), no Hotel Sesc Cacupé.

“O Sistema CNC possui uma educação verticalizada, que vai desde o ensino infantil, passa pela educação básica, o ensino técnico, profisisonalizante e até o ensino superior. Receber um título desta grandiosidade muito me honra, sobretudo por vir de uma instituição como a Acafe, que já formou mais de 700 mil alunos em Santa Catarina, estado este que possuí os melhores índices do nosso país, inclusive de educação. Estou muito feliz e quero voltar mais vezes em Santa Catarina”, destacou o presidente Tadros.

Esta é a primeira vez em 20 anos que um presidente da CNC realiza agendas no estado, evidenciando a aproximação entre a atual gestão do presidente Hélio Dagnoni e José Roberto Tadros, que tem gerado frutos positivos para Santa Catarina. “Estamos muito entusiasmados com a visita do presidente Tadros em Santa Catarina, porque ele pode ver de perto todos os investimentos que temos realizados no Sistema, seja no Sesc, Senac ou no fortalecimento dos sindicatos empresariais. Com certeza essa vinda irá gerar bons frutos para nosso estado”, assegurou Dagnoni.

Ao celebrar 50 anos, Acafe homenageia presidente da CNC com título Honoris Causa

Neste ano, a Acafe completa 50 anos, e dentro de sua programação, está a entrega de homenagens como esta, além de outras que irão ocorrer ao longo do ano. O título Honoris Causa concedido hoje ao presidente José Roberto Tadros é o terceiro da história da instituição, que até hoje, homenageou apenas o governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Em seu discurso, a presidente da Acafe, reitora Luciane Bisognin Ceretta, destacou os investimentos realizados pela CNC para a educação no estado, que totalizaram mais de R$ 55 milhões nos últimos seis anos. “Esta homenagem reflete o compromisso e a dedicação do presidente Tadros em promover avanços significativos na área educacional. Estamos vivendo uma época em que a união de esforços vem para o bem e juntos estamos colhendo avanços em Santa Catarina”, pontua Luciane.

Além disso, Roberto também foi homenageado pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) pelo seu comprometimento no desenvolvimento da tecnologia e inovação em todo o território nacional. “Tadros teve um papel fundamental em impulsionar a cadeia produtiva e tecnológica catarinense, especialmente por inserir o estado no primeiro roteiro nacional do CNC Innovation Day, um importante evento que movimenta o setor tecnológico”, comentou o vice-presidente de Marketing da ACATE, Walmoli Gerber.

Presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni recebe Troféu Mascate

Durante a cerimônia, José Roberto Tadros homenageou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), Hélio Dagnoni, com o Troféu Mascate, em reconhecimento à sua contribuição para o comércio brasileiro.

O Troféu Mascate, criado pela CNC e pelo Senac em 1964, é um símbolo de reconhecimento para aqueles que se destacam por sua liderança e capacidade, valorizando o comércio nacional. “Estou sem palavras com esta homenagem, encerrando a semana do meu aniversário da melhor maneira. Enfatizo aqui meu compromisso contínuo com o desenvolvimento econômico de Santa Catarina e a felicidade em ser presidente de uma Federação que trabalha incansavelmente para o progresso do estado e do país”, expressou Hélio Dagnoni.

A escultura, “O Mascate”, esculpida em bronze pelo artista plástico Honório Peçanha, representa os pioneiros que levaram as primeiras tintas de civilização ao interior do país. “Nosso progresso hoje é fruto do trabalho realizado por nossos antepassados. É uma alegria visitar um estado tão apaixonante e desenvolvido, como Santa Catarina, e conhecer de perto todos os seus potenciais. Parabéns ao presidente Hélio pelo trabalho dedicado à Fecomércio. Que o nosso serviço hoje também sirva de inspiração para as futuras gerações, como assim vem sendo”, pontua Tadros.

A solenidade também contou com a entrega oficial do livro comemorativo das celebrações do 75º aniversário da Fecomércio SC. No evento, estiveram presentes autoridades, sociedade civil organizada e imprensa. Entre eles, o secretário estadual de Indústria e Comércio, Silvio Dreveck; o deputado estadual Nilson Berlanda; o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto; e a diretora executiva da CNC, Simone Guimarães.

Informações adicionais:

Assessoria Fecomércio SC