PESQUISA

25% dos consumidores em SC não pretendem tomar vacina contra Covid-19

Atualizado em 01 fevereiro, 2021

Foto: Júlio Cavalheiro/Secom

Um em cada quatro consumidores catarinenses não pretende tomar a vacina contra a Covid-19, segundo dados levantados pela Fecomércio SC em sete cidades de Santa Catarina. O percentual preocupante aparece na pesquisa de avaliação do consumidor após  o Natal, realizada entre 26 de dezembro e 12 de janeiro.

>Leia a pesquisa na íntegra

Questionados sobre a intenção de tomar a vacina aprovada pela Anvisa, 63,6% responderam que ‘sim’, 24,4% afirmaram que não, 6,6% ‘não sabem ou não responderam’ e 5,4% disseram ‘depende’, o que pode apontar a desconfiança ou falta de informação. Os dados foram apurados antes da aprovação da vacina na Brasil.

Conforme o recorte por escolaridade, tendem a rejeitar mais a vacina os consumidores catarinenses sem ensino superior (73%). Já entre aqueles que afirmaram a intenção de tomar, a proporção cai para 58,8%.

Comportamento do consumidor

O processo de decisão de compra mudou durante a pandemia. De acordo com a pesquisa,  o principal critério para a compra em loja física no Natal foi a disponibilização de álcool em gel (71,4%), seguido pelo uso correto da máscara pelos colaboradores do estabelecimento (53,3%) e controle de acesso e limitação de pessoas no estabelecimento (36,7%). Exigência do uso de máscaras pelos clientes (34,7%) e medição de temperatura (32,3%) também foram citados.

A pesquisa foi realizada com consumidores de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí. O erro amostral é de 5%, com significância estadual de 95%.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior