ECONOMIA

Adiamento da Reforma da Previdência atrasa ajuste fiscal e freia retomada econômica, aponta Fecomércio SC

Atualizado em 21 dezembro, 2017

O adiamento da votação da Reforma da Previdência para 2018 foi recebido com insatisfação pelo setor terciário em Santa Catarina. Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a demora na aprovação das novas regras para a aposentadoria poderá tornar o ajuste fiscal do Brasil ainda mais custoso e prejudicial.

“A sociedade não pode pagar a conta do desajuste político e institucional que atrasa a aprovação de reformas essenciais à economia. Em 2018, a Previdência ainda disputará espaço com outros temas da campanha eleitoral. O andamento da proposta de emenda constitucional (PEC) no plenário da Câmara é essencial para viabilizar a virada tão esperado do país”, enfatiza.

Leia mais: 

Reforma da Previdência: Inevitável e necessária

Adiar Reforma da Previdência significa empurrar Brasil para insolvência

A Reforma da Previdência é considerada elemento-chave para equalizar o déficit fiscal do Brasil e tornar o País mais justo, na medida em que garante a sustentabilidade da Previdência Social, respeitando os direitos adquiridos, preservando a vinculação da aposentadoria ao salário mínimo e, sobretudo, adequando à nova realidade demográfica do país.

Segundo Breithaupt, sem esta Reforma aumentam as incertezas quanto à solvência futura da dívida pública- exigindo prêmios de risco cada vez maiores e minando as possibilidades de investimentos produtivos- e os recursos que iriam para setores estratégicos, como saúde e educação, são escoados apenas para pagar a Previdência. Em 2016, de acordo com informações do Tesouro Nacional, o déficit da Previdência correspondeu a 97% do déficit primário do Brasil, somando R$ 149,7 bilhões.

“Não podemos deixar a Reforma a mercê de interesses corporativos, sob pena de desfigurá-la ainda mais –já retiraram R$ 300 bilhões de economia do projeto original –, não obtendo os efeitos desejados nas contas públicas e na economia do Brasil”, finaliza.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior