ECONOMIA

Alta do IOF deve encarecer o crédito e desestimular investimentos

Atualizado em 22 setembro, 2021

A alta do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF),  que entrou em vigor nesta segunda-feira (20), deve encarecer o crédito para as famílias e empresas, além de desestimular novos investimentos no país.

A alíquota diária para as pessoas jurídicas passará de 0,0041% (referente à alíquota anual de 1,50%) para 0,00559% (referente à alíquota anual de 2,04%), no período de 20.09 a 31.12.2021. Já para pessoa físicas, a atual alíquota diária de 0,0082% ( alíquota anual de 3,0%) passa para 0,01118% (anual de 4,08%) no mesmo período.

Entre 2008 e 2020, cerca de R$30 bilhões por ano foram arrecadados pela União por meio do IOF, o que representou em média 8% da arrecadação dos impostos da União. Levando em consideração o aumento de R$ 2,14 bilhões estimados Ministério da Economia, o impacto será um acréscimo na ordem 7,1% na arrecadação desse imposto.

“O aumento da tributação penaliza todos os contribuintes e deve impactar nos investimentos, pois aumenta o custo efetivo total de um financiamento. Muitos investimentos em vigor precisam ser revistos dado a ampliação de custo não contabilizada no projeto inicial”, avalia o vice-presidente da Fecomércio SC, Emílio Rossmark Schramm.

A Confiança do Empresário Catarinense  para o  Nível de Investimento das Empresas encerrou agosto com crescimento de 16,6% na passagem do mês e acima do patamar pré-crise. Entretanto, a medida pode reverter esse cenário ao causar insegurança e aumento de custos, refletindo de forma negativa na criação de postos de trabalho e na renda da população.

O crédito também é uma alternativa importante para as famílias, que precisam recompor o orçamento em momentos emergenciais. O ajuste na alíquota do IOF impacta nas operações de crédito, como cheque especial, crédito pessoal e financiamento de carros, além de penalizar as famílias que estão com atraso no pagamento do cartão de crédito.

Essas modalidades são as principais dívidas das famílias catarinenses, sobretudo o cartão de crédito, que alcança 77,9% das famílias endividadas. Portanto, o aumento além de encarecer o crédito e diminuir o consumo, pode também ser um fator a mais para apertar o orçamento e causar inadimplência dos consumidores.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior