INSTITUCIONAL

Aperfeiçoamento sindical renovado

Atualizado em 08 janeiro, 2024

SEGS 2018 apresenta a nova metodologia às boas práticas na atividade sindical

O 11º ciclo do SEGS trouxe novidades aos participantes na abertura do programa, agora, o programa atua a partir dos seis eixos que envolvem a atividade sindical: Relações Sindicais, Representação, Atuação Legislativa e Gerencial, Produtos e Serviços e Comunicação Institucional. A mudança oportunizará ao sindicato realizar sua autoavaliação, identificando o grau de execução dos processos, proposto pela metodologia, na rotina de sua Entidade.

A alteração na metodologia do programa vem ao encontro do planejamento estratégico da Fecomércio SC para 2018 que trabalha a importância dos sindicatos, alinhando posicionamento e operando uma carteira de produtos diversificada.

“É o momento de trabalharmos ainda mais e unirmos forças, firmando parcerias justamente para demonstrar nossa atuação em favor da classe empresarial, representada em todas as regiões catarinenses pelo sindicato filiados, diante de mudanças significativas com a Reforma Trabalhista”, defende o diretor executivo da Fecomércio SC, José Agenor de Aragão Junior.

Acesse a galeria de fotos

O novo modelo de avaliação foi construído a partir do CMMI (Capability Maturity Model Integration – Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação), com abordagem voltada ao aperfeiçoamento dos processos. O sistema permite ao sindicato visualizar as etapas, em cinco níveis, até alcançar as competências que atestem o amadurecimento dos procedimentos envolvidos na gestão sindical, fazendo uso do Sistema de Avaliação Sindical (SAS) que analisa a maturidade das entidades sindicais nos seis eixos de atuação e do Sistema de Gestão por Objetivos (SGO), plataforma de planejamento e acompanhamento de ações, indicadores e objetivos. “O SEGS atua por 10 anos capacitando executivos dos sindicatos às boas práticas de gestão, com todo esse histórico chegou o momento de trabalharmos um modelo mais dinâmico, integrado à suas necessidades com metas, planos de ação, capacitações e rotina de monitoramento de resultados”, explica o assessor do programa da CNC, Alexandre Marcelo.

Segundo o gerente de planejamento da Fecomércio SC – entidade facilitadora do SEGS – Renato Barcelos, a nova metodologia vem contribuir para que o sindicato aprimore a gestão das atividades de natureza sindical, construindo processos para sua plena execução, “A promoção da melhoria contínua e o aperfeiçoamento permanente da gestão sindical patronal, ganham ainda mais importância, no cenário atual, pois as entidades precisam se tornar 100% autossustentáveis e para isso devem planejar avaliar e mensurar individualmente suas ações voltadas aos seus representados”, ressalta.

O programa acontece ao longo do ano com etapas de realização de diagnóstico, treinamentos dos novos sistemas, avaliações e tem previsão de encerramento em novembro com apresentação dos resultados e a entrega dos certificados de conclusão.

 

Destaque Gestão Sindical

O prêmio é uma iniciativa da Fecomércio SC que valoriza e reconhece os executivos dos sindicatos que participam do SEGS. Busca incentivar e aprimorar o profissionalismo dos colaboradores dos Sindicatos filiados, considerando os resultados e o desempenho individual de cada avaliador responsável pelo Programa SEGS na entidade.

1º Lugar – Emanuela Furtado – SECOVI SC

2º Lugar – Catia Batista Demarchi – SINDILOJAS São Bento do Sul

3º Lugar Airton Iltizig– SECOVI Blumenau

 

Sindicatos participantes do SEGS 2018

  • Sindicato do Comércio Varejista de Concórdia – SINDICON
  • Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Araranguá – SINDILOJAS
  • Sindicato do Comércio Varejista de Criciúma – SINDILOJAS
  • Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Tijucas – SINCOMVATI
  • Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Joinville e Região – SINCOFARMA
  • Sindicato dos Supermercados e do Comercio Varejista de Gêneros Alimentícios da Grande Florianópolis –  SINGA
  • Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau – SINDILOJAS
  • Sindicato do Comercio Varejista De Mafra – SINCOMAFRA
  • Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista e Tubarão e Região – SINDILOJAS
  • Sindicato do Comércio Atacadista de Itajaí – SINCADI
  • Sindicato do Comércio Atacadista do Vale do Itajaí – SINCAVI
  • Sindicato dos Representantes Comerciais de Itajaí e Região – SIRECOM Foz do Itajaí
  • Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Garagens, Estacionamentos, Limpeza e Conservação de Veículos – SINDEPARK
  • Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring do Centro Sul do Estado de Santa Catarina – SINFAC – SUL
  • Sindicato do Comércio Varejista de Caçador –  SINCOVASC
  • Sindicato do Comércio Varejista de São Bento do Sul e Campo Alegre – SINDILOJAS
  • Sindicato do Comércio Varejista de Canoinhas e Região – SINDILOJAS
  • Sindicato Regional das Empresas de Representação Comercial e dos Representantes Comerciais Autônomos – SINDRECOM
  • Sindicato dos Representantes Comerciais do Sul de Santa Catarina – SIRECOM SUL-SC
  • Sindicado das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais de Florianópolis e Tubarão – SECOVI
  • Sindicado das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais de Santa Catarina – SECOVI SC
  • Sindicato do Comércio Varejista do Meio Oeste Catarinense – SINDILOJAS

 

Leia também

19 agosto, 2025

Comércio e serviços concentram 64% da população ocupada em Santa Catarina

18 agosto, 2025

Medidas contra efeitos do tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas

14 agosto, 2025

Serviços crescem 4,6% no primeiro semestre em Santa Catarina, acima da média nacional

13 agosto, 2025

Varejo de SC cresce 6,2% no primeiro semestre, segundo melhor resultado do país