ECONOMIA

Aprovação de PL que prorroga incentivos fiscais pode impactar no preço dos produtos, avalia Fecomércio SC

Atualizado em 23 junho, 2020

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Alesc aprovou ontem, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) 236/2019, que suspende os efeitos dos decretos governamentais 1.866 e 1.867, que retiravam incentivos fiscais de diversos segmentos econômicos.

A matéria, de autoria da Comissão de Finanças e Tributação, mantém até o dia 31 de agosto a alíquota de 7% no ICMS de diversos produtos, como carnes de suínos e aves, água, erva-mate, lacticínios, farinha de trigo, cerâmica vermelha, entre outros, além da isenção aos defensivos agrícolas.

Para a Fecomércio SC, a aprovação do PL é importante, pois garante, pelo menos até o fim deste mês, que não haverá aumento de carga tributária em Santa Catarina. “A carga tributária gira em torno de 35% do PIB, inviabilizando a competitividade e encarecendo o preço dos produtos ao consumidor. Como exemplo, com o fim da alíquota reduzida a partir de 1º de agosto, o preço da água mineral, do pernil suíno e do atum ralado subiram 11,7% nos supermercados, segundo apuração da ACATS junto aos supermercadistas. Com a postergação da vigência dos decretos que aumentam impostos, a expectativa é de redução dos preços, caso o governador do Estado sancione o projeto. Nesse sentido, é importante que o governo cumpra o compromisso de convalidar os demais incentivos fiscais do Estado no PL do rescaldo”, afirma o presidente da Federação, Bruno Breithaupt.

O projeto foi aprovado com emendas modificativas e aditivas que tornam seus efeitos retroativos a 31 de julho e revogam o artigo 13 da Lei 17.698/2019, que estabelecia as metas para a redução da renúncia fiscal.

A matéria segue agora para sanção do governador Carlos Moisés.

Leia outras notícias sobre incentivos fiscais

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior