INSTITUCIONAL

Aprovado PL que amplia mix de produtos para farmácias em SC

Atualizado em 08 janeiro, 2024

O Projeto de Lei – PL 146/19, que trata da ampliação do mix de produtos que podem ser comercializados em farmácias e drogarias em Santa Catarina, foi aprovado na Alesc nesta terça-feira (17).  De autoria do deputado José Milton Scheffer, o projeto ratifica a farmácia como um estabelecimento de saúde e amplia as categorias de produtos e serviços oferecidos à população catarinense.

Os sindicatos do comércio varejista de produtos farmacêuticos (Sincofarma) do Oeste, Blumenau, Criciúma e região, Tubarão e região, e Joinville e região, em parceria da Fecomércio SC, vêm atuando nesta pauta desde o início do ano e produziram a minuta com sugestões ao deputado para a alteração da Lei Nº 16473/ 2014, que dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos.

“Fizemos um amplo debate com o Sincofarma, Fecomércio SC, Sesi  e Fiesc, que nos ajudaram a elaborar este projeto de forma a contribuir para a sustentabilidade das farmácias catarinenses, especialmente as de menor porte, e para que ofereçam à população um maior mix de produtos e serviços, sem perder a essência de prestação de saúde”, apontou o deputado.

Conforme o vice-presidente de Comércio de Produtos Farmacêuticos da Fecomércio SC, Gentil Coradelli, a Lei dará fôlego financeiro às pequenas farmácias, principalmente aquelas instaladas no interior que fazem um trabalho social de excelência onde a saúde pública é deficitária.“Esta é uma antiga reivindicação do setor farmacêutico. A aprovação vai ajudar a assegurar a sustentabilidade dos negócios e trazer condições de competitividade para os pequenos e médios estabelecimentos”, avalia o vice-presidente de Comércio de Produtos Farmacêuticos da Fecomércio SC, Gentil Coradelli.

As farmácias catarinenses poderão comercializar água, leite em pó, chás e produtos naturais, produtos ortopédicos, balanças, equipamentos de nebulização, pressão arterial, cutelaria, artigos para manicure, recargas de celular, entre outros produtos. O PL também permite a vacinação extramuros para atender um grupo de usuários que, muitas vezes, não tem disponibilidade de se dirigir a uma unidade de saúde.

Em Santa Catarina, o setor conta com 5400 estabelecimentos, emprega 24 mil pessoas e gera cerca de 4,5 bilhões em faturamento/ano.

Leia mais sobre o setor farmacêutico

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa