MERCADO

Atraso na entrega do contorno viário na Grande Florianópolis impacta no desenvolvimento da região, diz Breithaupt

Atualizado em 16 maio, 2018

O término da obra do contorno viário na Grande Florianópolis foi adiado para 2021 por conta de problemas com desapropriações, licença ambiental e aprovação de novo projeto orçamentário devido a mudança no traçado. Inicialmente, a obra estava prevista para 2012 e já havia sido adiada para 2020.

O atraso na entrega da obra é visto com preocupação pela Fecomércio SC. “A sociedade demanda esta obra há mais de vinte anos. Os pedágios na rodovia adjacente vêm sendo pagos e a obra não é concluída. O forte crescimento populacional previsto para a região e o desenvolvimento do polo econômico justificam a urgência do contorno viário”, pondera o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

A expectativa é que a obra potencialize a economia diversificada da região com a melhoria da mobilidade urbana. O contorno será capaz de reduzir em 40% os veículos, especialmente caminhões, que trafegam pela zona interna da Grande Florianópolis – o maior gargalo de mobilidade no Estado de Santa Catarina. Os veículos poderão passar pela nova via, desafogando o trânsito interno e reduzindo em até 50% o tempo de viagem entre as regiões continentais da Grande Florianópolis e a ilha.

O contorno viário deve promover o desenvolvimento das regiões onde a via passará, atualmente consideradas zonas rurais. Em razão da facilidade logística muitas empresas se instalarão no local, contribuindo também para o desenvolvimento do comércio, que deverá surgir ao longo da nova via para atender a demanda criada pelos motoristas.

“Os 400 milhões previstos no contorno devem ser vistos como um investimento para o setor público, não um gasto. A obra não pode ser mais adiada, sob pena de não atender mais as demandas da sociedade quando for entregue”, afirma Breithaupt.

Leia também

13 junho, 2025

Comércio catarinense tem maior crescimento do país em abril, aponta IBGE

12 junho, 2025

Turismo de SC teve o segundo maior crescimento do país no verão de 2025

10 junho, 2025

Vendas de roupas de inverno devem crescer 7,4% em SC, projeta Fecomércio

30 maio, 2025

Intenção de compras para o Dia dos Namorados cresce 7% e chega a R$190 em SC