Black Friday 2014: e-commerce brasileiro prevê faturamento de R$ 1,2 bilhão

Atualizado em 24 novembro, 2014

A poucos dias do Black Friday, que será realizado nesta sexta-feira, 28 de novembro, as previsões para as vendas on-line no Brasil são otimistas. Segundo a empresa de informações sobre o comércio eletrônico, E-bit, estima-se um aumento de 56% nas compras, em comparação a 2013. O dado corresponde a R$ 1,2 bilhão, sendo que, no ano anterior, o evento alcançou um faturamento de R$ 770 milhões.

No cenário regional, a Fecomércio SC também adianta boas perspectivas para o Black Friday nos comércios eletrônico e físico do Estado. Em 2013, sondagem da entidade apontou para um gasto médio de expressivos R$ 371,13 por consumidor na data. Para este ano, estima-se um gasto médio muito semelhante. Para se ter uma ideia comparativa, a previsão do país para o tíquete médio dos pedidos on-line do Black Friday 2014 é de R$ 355, segundo a E-bit.

Após o evento de 2013, 50,9% dos varejistas catarinenses avaliaram positivamente as vendas, tanto no meio on-line quanto no físico, mostrando que a data tem impacto positivo sobre o comércio. Estes indicadores, segundo a Fecomércio SC, apontam para a adesão de novos comerciantes à queima de estoque deste ano. A estimativa nacional, segundo o presidente do conselho de e-commerce da Fecomércio/SP, Pedro Guasti, é que mais de 20 mil estabelecimentos, somente de e-commerce, participem da megaliquidação.

A Fecomércio SC, idealizadora do Fecomércio Shopping, alerta para os cuidados na hora das compras pela internet. O consumidor deve ficar atento ao sistema de segurança utilizado para pagamentos, principalmente com os boletos, que podem ser fraudados por vírus. É importante também conferir se a loja que oferta o produto realmente existe e como está a reputação dela perante os consumidores, nas redes sociais e sites de reclamações.

O Black Friday se tornou popular nas lojas físicas do varejo norte-americano e é adotado também por outros países, entre eles, Canadá, Austrália e Reino Unido. No Brasil, no entanto, o lançamento do primeiro Black Friday, há quatro anos, aconteceu totalmente no meio on-line, reunindo mais de 50 lojas do varejo nacional. Com os bons resultados de vendas, o evento ficou mais forte na internet do que no varejo físico.

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