Black Friday deve aquecer vendas do comércio físico e online em novembro

Atualizado em 18 novembro, 2021

A contagem regressiva para a Black Friday começou: lojas físicas e online já estão com as vitrines decoradas ou com campanhas temáticas para a última semana de novembro. Conforme pesquisa da Fecomércio SC sobre o perfil do consumidor e a intenção de compras em Santa Catarina, a maior parte dos consumidores catarinenses procura por móveis e eletrodomésticos (22,6%), seguido por roupas (21,9%) e eletrônicos (17,1%).

Leia na íntegra: Intenção dia compras Black Friday-2021

O comércio de rua (41,11%) continua como principal destino das compras, mas a internet (38,96%) desponta logo na sequência. Quase a metade (47,3%) afirmou que deve adquirir novos produtos para a casa/família e 32,8% pretendem ficar de olho nas oportunidades para compras pessoais.

“A data vem se consolidando no varejo brasileiro e aquece as vendas em diversos setores em SC, adiantando parte das compras de Natal. A pesquisa indica que 16% querem aproveitar os descontos para comprar os presentes. No ano passado, quase a metade das empresas do comércio fizeram promoções na data e a expectativa é que este ano a adesão seja ainda maior”, aponta o vice-presidente da Fecomércio SC, Emilio Schramm.

Preço e reputação

Para garantir o melhor custo/benefício, 92,9% dos consumidores devem realizar pesquisa de preços, sendo que a maioria (46,10%) fará com antecedência para verificar se os produtos estão de fato em promoção e 41,30%  no período para escolher o local de compra com preço mais baixo.

A maioria dos consumidores (71,3%) leva em consideração a reputação da empresa, sobretudo, por já ter comprado no local (23,5%), seguido pelo nome da marca (17,8%) e em avaliação no reclame aqui ou similar (17,3%).

Confira o comportamento no estado e nas principais cidades:

Clica na para abrir em tela cheia

A pesquisa ouviu 612 pessoas e foi realizada entre os dias 07 e 11 de outubro, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.