MERCADO

Black Friday deve aquecer vendas do comércio físico e online em novembro

Atualizado em 18 novembro, 2021

A contagem regressiva para a Black Friday começou: lojas físicas e online já estão com as vitrines decoradas ou com campanhas temáticas para a última semana de novembro. Conforme pesquisa da Fecomércio SC sobre o perfil do consumidor e a intenção de compras em Santa Catarina, a maior parte dos consumidores catarinenses procura por móveis e eletrodomésticos (22,6%), seguido por roupas (21,9%) e eletrônicos (17,1%).

Leia na íntegra: Intenção dia compras Black Friday-2021

O comércio de rua (41,11%) continua como principal destino das compras, mas a internet (38,96%) desponta logo na sequência. Quase a metade (47,3%) afirmou que deve adquirir novos produtos para a casa/família e 32,8% pretendem ficar de olho nas oportunidades para compras pessoais.

“A data vem se consolidando no varejo brasileiro e aquece as vendas em diversos setores em SC, adiantando parte das compras de Natal. A pesquisa indica que 16% querem aproveitar os descontos para comprar os presentes. No ano passado, quase a metade das empresas do comércio fizeram promoções na data e a expectativa é que este ano a adesão seja ainda maior”, aponta o vice-presidente da Fecomércio SC, Emilio Schramm.

Preço e reputação

Para garantir o melhor custo/benefício, 92,9% dos consumidores devem realizar pesquisa de preços, sendo que a maioria (46,10%) fará com antecedência para verificar se os produtos estão de fato em promoção e 41,30%  no período para escolher o local de compra com preço mais baixo.

A maioria dos consumidores (71,3%) leva em consideração a reputação da empresa, sobretudo, por já ter comprado no local (23,5%), seguido pelo nome da marca (17,8%) e em avaliação no reclame aqui ou similar (17,3%).

Confira o comportamento no estado e nas principais cidades:

Clica na para abrir em tela cheia

A pesquisa ouviu 612 pessoas e foi realizada entre os dias 07 e 11 de outubro, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Leia também

MERCADO 01 julho, 2022

Novas rotas devem impulsionar turismo regional no Oeste de SC

ECONOMIA 30 junho, 2022

Mercado de trabalho mantém saldo positivo em maio, mas apresenta sinais de desaceleração em SC

INSTITUCIONAL 24 junho, 2022

Vice-presidência da Fecomércio SC reúne lideranças do Sistema no Meio-Oeste

ECONOMIA 24 junho, 2022

Derrubada de veto do governador será passo importante pela justiça tributária, aponta Fecomércio SC