ECONOMIA

Brasil flexibiliza entrada de estrangeiros

Atualizado em 08 outubro, 2021

A portaria nº658/2021, publicada na terça-feira (5) pelo governo federal, liberou a entrada de estrangeiros vindos de voos com origem no Reino Unido, África do Sul e Índia condicionada à apresentação, antes do embarque, de resultado negativo em exame de detecção da Covid e também estabelece que o viajante precisa preencher uma declaração de saúde em que concorda sobre medidas sanitárias durante sua estadia no Brasil.

> Confira na íntegra a portaria 

Além disso, a portaria autoriza, a partir do início de novembro, o transporte de navios de cruzeiro no país, o que representa um impulso para o turismo de cruzeiros.

A entrada de estrangeiros por via terrestre continua restrita, e liberada apenas pela fronteira Brasil-Paraguai. O governo estuda ainda flexibilizar também a entrada por fronteiras terrestres. Essa medida terá um impacto considerável no turismo de verão do litoral catarinense visto que, nas pesquisas realizadas em temporadas pré-pandemia o percentual de turistas estrangeiros que chegam pelas fronteiras secas representava, em média, 18%.

Leia também

13 novembro, 2025

Com bom resultado em setembro, varejo de Santa Catarina acumula segunda maior alta do país em 2025

12 novembro, 2025

Serviços recuam em setembro, mas acumulam alta de 4,1% no ano em SC

07 novembro, 2025

Inadimplência cresce pelo sétimo mês seguido e atinge novo recorde em SC: 33,1%

06 novembro, 2025

Intenção de compra para a Black Friday cresce 12% e chega a R$ 1.659 em SC