ECONOMIA

Carnaval de Joaçaba 2018: Pesquisa mapeia o perfil e a experiência do turista

Atualizado em 28 junho, 2018

Percentual expressivo de visitantes que participaram da programação (91,3%) pretende retornar no próximo ano.

Em grupos de amigos, na maioria homens, entre 18 a 25 anos, majoritariamente catarinense. Esse é o perfil do turista durante o Carnaval de Joaçaba em 2018, segundo a Pesquisa da Fecomércio SC, que traça o comportamento de quem escolheu a cidade como destino turístico no feriado de Carnaval. O estudo foi apresentado na manhã desta terça-feira, (20) aos representantes dos órgãos públicos e autoridades envolvidas na festa, além de entidades do setor e empresários da região.

As festas de carnaval são responsáveis pela movimentação turística em Joaçaba, registrando 91,3% de visitantes que participaram da programação carnavalesca. Chama a atenção também o expressivo número dos que pretendem retornar à cidade (91,4%).

“Os indicadores positivos atestam a importância de eventos turísticos para região, que movimentam todo o setor econômico não se limitando a cadeia produtiva do turismo como bares, hotéis e restaurantes. São inúmeras oportunidades que se abrem para o desenvolvimento, geração de renda e emprego”, ressalta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Os dados mostram um aumento na participação de turistas catarinenses, que representaram 66,7% do público este ano, e dos turistas gaúchos – a presença de moradores do estado vizinho pulou de 9,1% em 2017 para 11,2% em 2018. Turistas da capital também optaram pela folia carnavalesca no meio-oeste, 9,1% vieram de Florianópolis, seguido de moradores de Chapecó (7,2%) e Concórdia (5,1%). Os turistas de origem dos municípios que compõem a microrregião de Joaçaba também marcaram presença (10,9%).

Na hora de definir a hospedagem na cidade, a fatia de turistas que fez uso da casa de amigos ou parentes chegou a 57,6%. Houve uma queda anual de 11,4 pontos percentuais pela escolha em hotéis ou estabelecimentos similares – de 44,7% em 2017 para 33,3% em 2018. Já o percentual da procura por imóveis alugados dobrou na comparação ao ano passado, chegando a 6,9%. Chama atenção na pesquisa o comportamento do turista que buscou fechar negócio diretamente com o proprietário (3,6%) ou por plataformas online – como o Airbnb – (0,7%), na ponta estão as imobiliárias (0,4%), como opção para hospedagem para quem alugou imóvel em Joaçaba durante o carnaval.

Outro dado importante para mapear os impactos da movimentação que a festa traz à cidade, é avaliar o gasto médio durante o feriado. Somando os gastos por turista, a média foi de R$ 1.636,00, desse valor, a hospedagem foi o maior gasto médio (R$ 749,72), seguido de alimentação com R$ 618,25. Os gastos com Lazer, que incluem os valores de ingressos e camarotes chegou a R$ 572,41.

Experiência do turista

Além de mapear os principais dados que traçam o perfil do visitante e os indicadores que projetam o movimento econômico na cidade, a Pesquisa do Carnaval de Joaçaba em 2018 também avalia os serviços turísticos através do protocolo Tourqual® que trabalha 17 indicadores agrupados em seis categorias: Acesso, Ambiente, Elemento Humano, Segurança, Qualidade Técnica e Experiência.

Em uma escala que vai até cinco pontos, a percepção de qualidade no geral foi considerada boa (4,0). Os atributos mais bem avaliados foram de Segurança (4,3) que leva em conta a percepção de segurança do turista durante os dias de festa e de Experiência (4,4) que demonstra que o Carnaval em Joaçaba é sinônimo de diversão e oportuniza o visitante sair da rotina, neste quesito ainda foram ressaltadas pelos entrevistados as belezas naturais da cidade e região.

Os horários de atendimento em bares, restaurante e atrativos turísticos (3,7), mobilidade urbana e transporte (3,7) e banheiros acessíveis, nos locais públicos (3,4) receberam as notas mais baixas na avaliação dos turistas. Apesar do alerta na pontuação do último item, a avaliação foi muito superior à nota apurada no ano anterior de 2,4.

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