MERCADO

Catarinense Vinicius Lummertz é empossado em Brasília

Atualizado em 13 abril, 2018

Crédito: Roberto Castro/ MTur

Santa Catarina volta a ter uma cadeira na Esplanada. O catarinense Vinicius Lummertz, ex-presidente da Embratur, assumiu nesta terça-feira (10) o comando do Ministério do Turismo, no Palácio do Planalto, em Brasília. Lummertz assinou o termo de posse na presença do presidente Michel Temer, em cerimônia que marcou a entrada de outros dez ministros no governo federal. Ele substitui Marx Beltrão, que deixou a pasta para poder ser candidato, e deverá ficar no cargo por nove meses.

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte é mantida

A escolha pelo catarinense teve reflexos imediatos no Estado. A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), que inicialmente seria extinta, será mantida no governo de Eduardo Pinho Moreira (PMDB). A decisão foi anunciada no dia da posse do novo governador, na última sexta-feira, em reconhecimento as preocupações da Fecomércio SC e do trade turístico do estado. O nome do novo secretário ainda não foi definido.

O nome de Lummertz já estava sendo cogitado desde 2016. Na época, o trade turístico fez uma moção pedindo a indicação do catarinense e a Fecomércio SC encaminhou à presidência da República o documento assinado pelo presidente Bruno Breithaupt e diretores da Federação.

“O Vinícius seguramente contribuirá para destravar um conjunto de amarras que fazem com que o nosso turismo ainda não esteja a altura do potencial do nosso país. Lummertz é um ativista contra a insegurança jurídica e isso certamente contribuirá com Santa Catarina. Em diversas reuniões que fizemos com ele nos últimos anos, essa tem sido nossa luta: superar a insegurança jurídica do nosso turismo, que afugenta o investimento e inibe o crescimento”, diz Breithaupt.

A agenda do turismo em Brasília

A agenda de Lummertz será voltada para geração de empregos, investimentos e “abrir as portas” do Brasil. “A previsão é de geração de dois milhões de empregos com o Brasil + Turismo, pacote de medidas para desenvolver o setor no país”, diz.

Segundo ele, uma das prioridades será a liberação de linha de crédito de R$ 5 bilhões do BNDES para investimentos no setor em todo o país. Em SC, o foco inicial será na conclusão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. Lummertz também já vinha trabalhando com várias ações para a internacionalização do turismo brasileiro e o aumento do turismo interno, como a abertura de capital das companhias aéreas para baixar os preços das passagens e a transformação da Embratur em agência.

Leia também

19 novembro, 2025

Fecomércio SC retoma encontros da Câmara de Turismo e apoia recriação de conselho estadual do setor

19 novembro, 2025

Fecomércio SC encerra 2ª edição do Fórum de Executivos Sindicais com capacitação, palestras e networking

17 novembro, 2025

Fecomércio SC defende aprovação do PL 3630, que autoriza divulgação de imagens de pessoas que cometerem crimes em estabelecimentos comerciais

13 novembro, 2025

Com bom resultado em setembro, varejo de Santa Catarina acumula segunda maior alta do país em 2025