ECONOMIA

Cidades apresentam elevado nível de famílias endividadas em Santa Catarina

Atualizado em 07 fevereiro, 2024

No quarto trimestre de 2023, as cidades pesquisadas continuaram mostrando elevado nível de famílias endividadas, de inadimplentes e até mesmo de famílias que não teriam condições de pagar suas dívidas. Per si, tais dados requerem atenção das autoridades, já que conforme observado nos relatórios mensais, anteriormente, desde o ano de 2022 que há um movimento de escalada dessas taxas tanto no cenário estadual quanto no nacional.

Confira o relatório completo >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/pesquisas/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-para-o-estado-peic-cidades/

No geral, a dinâmica do endivimento das famílias catarinenses vinha apresentando tendência de crescimento ao longo do ano, mas no último trimestre houve arrefecimento. Em todas as cidades pesquisadas, o percentual de famílias endividadas recuou, sendo o mais expressivo o de Criciúma (-7,6%) e o menos o de Florianópolis (-0,4%). Boa parte desse movimento pode estar associado ao desempenho do mercado formal de trabalho no estado, pois, mais de 101 mil novas vagas foram adicionadas entre janeiro e novembro de 2023.