ECONOMIA
Cidades catarinenses continuam mostrando elevado nível de famílias endividadas
No terceiro trimestre de 2023, as cidades catarinenses selecionadas continuam mostrando elevado nível de famílias endividadas, de inadimplentes e até mesmo de famílias que não teriam condições de pagar suas dívidas. Per si, tais dados requerem atenção das autoridades, já que conforme observado nos relatórios mensais, anteriormente, desde o ano de 2022 que há um movimento de escalada dessas taxas tanto no cenário estadual quanto no nacional.
Confira a pesquisa completa >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/pesquisas/pesquisa-trimestral-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-outubro-2023/
Via de regra, esta permanência de elevados percentuais de famílias inadimplentes nas cidades pesquisadas indica a possibilidade de que as famílias catarinenses não tenham sido plenamente contempladas pelo Desenrola, o programa de renegociação de dívidas do Governo Federal. As razões pelas quais isso pode ter ocorrido são muitas, desde a ilegibilidade do cidadão por não se cumprir os requisitos exigidos pelo Programa até mesmo a recusa no ingresso do Programa por motivo de protesto e/ou desconhecimento.