MERCADO

COFEM debate investimentos em infraestrutura com secretaria de Assuntos Internacionais

Atualizado em 13 julho, 2020

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) reforçou a importância de investimentos em infraestrutura durante reunião com a nova secretária-executiva de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu, nesta segunda-feira (13).

“Tem muito recurso para infraestrutura no mundo. O desafio é como trazer para Santa Catarina”, disse, referindo-se à necessidade de avaliar questões regulatórias e ter bons projetos. A secretária é engenheira civil e até 2016 morou na Europa, onde atuou em projetos com entidades públicas.

Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, é necessário realizar reuniões individuais para que cada federação mostre como pode colaborar com a Secretaria. “O êxito da Secretaria é o êxito dos empresários também”, salientou.

“ Santa Catarina é atrativa para os investimentos internacionais, mas temos demandas e ameaças também. Sem bons projetos não conseguimos receber novos investimentos e ainda corremos o risco de perder aqueles já instalados aqui”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

“É preciso definir setores estratégicos, baseados nas vocações de Santa Catarina”, propôs o diretor-superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

O presidente da FAESC, José Zeferino Pedroso, destacou que a falta de infraestrutura é um dos desafios para o suprimento do milho que abastece a agroindústria no oeste. “Precisamos de um caminho para viabilizar esse insumo. O COFEM é um grupo coeso e unido e tem um objetivo único que é colaborar e ser parceiro do governo naquilo que é viável”, afirmou.

“Temos cinco portos no estado, mas não estamos nos preocupando com a infraestrutura de acesso a eles. Sabemos quanto o agronegócio, por exemplo, representa na exportação catarinense e por onde está sendo escoada essa produção”, disse o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, referindos-e à falta de recursos e projetos para as rodovias.

Ivan Tauffer, presidente da FCDL-SC, também chamou a atenção para a questão do milho. “É preciso achar um caminho para o agronegócio do oeste”, declarou, lembrando que uma alternativa é o “corredor do milho”, com passagem pela ponte Peperi-Guaçu, que liga o extremo-oeste à Argentina.

O presidente da FACISC, Jonny Zulauf, destacou uma pesquisa da entidade que mostra que a infraestrutura é a prioridade dos empreendedores. “É peça chave. E entendo a preocupação com a priorização. É por aí que vamos mobilizar e apoiar propostas da secretaria e do governo”, disse.

A presidente da Fampesc, Rosi Dedekind, disse que investimentos internacionais fomentam os pequenos negócios e os microempreendedores individuais.

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa