INSTITUCIONAL
Com colaboração do Senac, prefeitura de Criciúma lança Plano Municipal de Turismo
A cidade que ficou marcada pela indústria da extração de carvão, se reinventou. Há algumas décadas, Criciúma vem se destacando no setor de comércio, serviços e turismo. Pensando em desenvolver ainda mais este setor, o Governo do Município, em parceria com o o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) desenvolveu o Plano Municipal de Turismo. O documento foi oficialmente entregue nesta quarta-feira, 5, no Salão Ouro Negro da Prefeitura e contou com a participação do presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni.
“Nós enxergamos o turismo como uma fonte de negócios, geradora de emprego e renda para a nossa cidade e para os criciumenses. Criciúma é uma cidade que não para de crescer, e temos potencial para crescer ainda mais. Investimos para tirar grandes equipamentos turísticos do papel e teremos mais equipamentos nos próximos anos”, comenta o prefeito Clésio Salvaro. Em sua fala, o chefe do Poder Executivo citou, ainda, cada um dos atrativos turísticos de Criciúma.
Para o presidente da Fecomércio, o turismo é o novo petróleo, e quem tiver essa sensibilidade sairá na frente. “Há 30 anos ninguém falava de turismo em Criciúma. Hoje a cidade detem o maior número de leito de hotéis da região, ocupados por visitantes que chegam até o sul do estado para turismo ou negócios. O governo municipal se apropriou disso e está olhando lá na frente, vendo que há possibilidades de gerar emprego e renda também no turismo”, assegura Dagnoni.
De acordo com o Diretor Regional do Senac, Alexandre Meneguetti, o trabalho é um levantamento dos pontos fortes e fracos dos atrativos do município, possibilitando a realização de estratégias de investimentos que a cidade deve fazer para impulsionar o setor turístico municipal. “Nos últimos anos a cidade já vem se desenvolvendo muito no turismo e agora com o plano ela direciona esforços, foca em algumas ações e com isso impulsiona investimentos, canaliza energias das empresas, lideranças, poder público para objetivos de médio e longo prazo”, assegura.
Como funciona o Plano Municipal de Turismo?
O PMT pode ser simplificado em quatro etapas. O Diagnóstico Estratégico é feito a partir de observações e análises da região, referentes a fatores dos ambientes interno e externo ao município (demanda turística atual e potencial, oferta turística local, infraestrutura básica e dos serviços gerais, quadro institucional, aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais diversos).
A partir do Diagnóstico Estratégico é feito o Direcionamento Estratégico, onde é traçado o cenário desejado a alcançar com as diretrizes, os objetivos e as metas do PMT, criando, assim, estratégias e execuções para as ações propostas. Na terceira etapa, Programas e Projetos, é definido as responsabilidades, orçamentos e fontes de recursos, bem como os prazos de execução para cada iniciativa. No Monitoramento, é estabelecido uma fiscalização dos desdobramentos dos projetos e ações propostas, possibilitando uma avaliação da evolução, desempenho, qualidade e percepção da atividade turística.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Criciúma