INSTITUCIONAL

Comando do CBMSC apresenta programa Descomplica em reunião de Conselho da Fecomércio

Atualizado em 27 maio, 2024

Em funcionamento desde o início do ano, o progrma Descomplica do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), chegou para desburocratizar os processos de empreendedores na regularização de seus estabelecimentos. Nesta segunda-feira, 27, o comandante geral Fabiano Bastos apresentou o programa em detalhes para empresários durante a primeira reunião de Conselho do ano da Fecomércio.

“O programa entrou em atividade no dia 24 janeiro destea ano. E ainda temos muitas dúvidas sobre o que mudou na atividade. Nós temos uma norma complexa, com muitos detalhes. Mais de 500 páginas de normas e agora os empresários poderão usufruir das novas regras que têm como objetivo desburocratizar e agilizar os processos”, explicou.

A nova metodologia de análise de projetos preventivos contra incêndio e vistorias foca na segurança global da edificação, por meio da análise de risco e da continuidade de um único profissional acompanhando o processo até o fim. Ainda, este decreto garante a inalterabilidade das instruções normativas nos próximos 10 anos, o que é um ponto positivo para a sociedade de forma geral, pois garante uma continuidade do conhecimento por todos profissionais que trabalham com a segurança contra incêndio.

Para o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, o programa é uma excelente iniciativa do governo do estado, porque auxilia o empreendedor em uma, de tantas etapas para regularizar o seu negócio. “É importante que todos fiquem sabendo das novas regras. Ficamos satisfeitos porque continuaremos com a mesma qualidade do serviço e segurança, porém com mais agilidade em um processo mais simplificado”, finalizou.