ECONOMIA

Comércio e outros serviços não essenciais passam a ter escalonamento de horário em SC

Atualizado em 20 março, 2021

Santa Catarina adotará a partir deste sábado (20) novas medidas para conter avanço da pandemia de Covid-19. O decreto do Governo do Estado foi publicado no Diário Oficial na noite desta sexta-feira (19). As novas regras foram definidas após reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COES) e valem até as 6h de 5 de abril, conforme informações do site do Governo.

Confira o decreto na íntegra

O novo decreto estabelece multa de R$ 500 para quem descumprir o uso da máscara de proteção individual em locais públicos ou de uso público. Em caso de reincidência, o valor será R$ 1.000,00. A medida já estava prevista em legislação federal e agora fica regulamentada em SC.

NOVOS HORÁRIOS

  • Comércio e outros serviços não essenciais terão escalonamento de horário para o funcionamento e atendimento ao público, com  limite de ocupação de 25%. O comércio de rua pode funcionar entre 10h e 20h. Inicialmente, o site do governo havia informado que seria das 8h às 17h.
  • Shopping centers, centros comerciais e galerias podem abrir das 10h às 22h.
  • Restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e afins podem funcionar das 10h às 22h, com limite do ingresso de novos clientes até 21h. Demais atividades e serviços públicos e privados não essenciais têm permissão de funcionamento das 10h às 19h.

SEM AGLOMERAÇÃO

  • Conforme o novo regramento, está permitida a prática individual de exercício físico em praças, parques, praias, balneários e jardins botânicos, porém está proibida a concentração e permanência de pessoas.
  • A aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja interno ou externo, permanece proibida.
  • O atendimento em agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito deverá ser individual, com controle de entrada e monitoramento do distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas.

LIBERADOS 24H

Os serviços com autorização para funcionar 24h são: farmácias, hospitais e clínicas médicas; serviços funerários; serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro; assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; estabelecimentos que realizem atendimento exclusivamente na modalidade de tele-entrega; postos de combustíveis; estabelecimentos dedicados à alimentação e à hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, situados em estradas e rodovias; e hotéis e similares.

LIMITE DE OCUPAÇÃO

  • Poderão funcionar com limite de ocupação de 25%, entre 6h e 22h: academias e centros de treinamento; piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos; parques temáticos, parques aquáticos e zoológicos; cinemas e teatros; circos e museus; igrejas e templos religiosos, lojas de conveniência em postos de combustível, confeitarias, cafeterias, casas de chás, casas de sucos, lanchonetes e supermercados.
  • O transporte coletivo urbano municipal, transporte coletivo intermunicipal e transporte coletivo interestadual poderá operar com limite de ocupação de 50% por veículo. A utilização de embarcações de esporte e recreio fica restrita a um limite de 50% da capacidade, sendo vedado o amadrinhamento das mesmas.

PROIBIDOS

  • Fica proibido, em todos os níveis de risco, o funcionamento de casas noturnas, a realização de shows, espetáculos e eventos sociais, inclusive na modalidade drive-in;
  • Estão suspensos congressos, palestras, seminários, feiras, leilões, exposições e inaugurações;
  • O calendário esportivo da Fesporte também segue proibido.
  • O consumo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos não será permitido das 18h às 6h.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior