Comércio e serviços geram quase 38 mil empregos formais no primeiro semestre em SC
Os setores do comércio e dos serviços foram responsáveis por quase metade dos empregos formais gerados em Santa Catarina no primeiro semestre de 2025. Ao todo, foram criadas 37.976 novas vagas no setor terciário, o que representa 47,2% do total de 80.381 postos de trabalho com carteira assinada no período. Os dados constam no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira pelo Governo Federal.
Entre os estados brasileiros, Santa Catarina registrou o sexto melhor desempenho em números absolutos, apesar de ser apenas o décimo mais populoso. Segundo o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o resultado deve ser comemorado, embora esteja abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, quando o setor terciário gerou quase 50 mil vagas.
— Estamos vivendo uma conjuntura macroeconômica um pouco complicada, com juros no maior patamar em quase 20 anos. Isso acaba inibindo a atividade econômica. Apesar disso, é possível constatar que os setores do comércio e dos serviços seguem com bons números. Foram quase 38 mil novos empregos em seis meses, o que é bastante significativo — afirma Dagnoni.
Além do comércio e dos serviços, outros ramos econômicos também tiveram saldo positivo no primeiro semestre, entre eles a indústria (+29,8 mil), a construção civil (+12,1 mil) e a agropecuária (+385).
A economista da Fecomércio SC, Edilene Cavalcanti, salienta que, dentro do setor terciário, o principal destaque foi a cidade de Joinville, com a geração de cerca de 4,7 mil vagas. Em seguida, aparecem Chapecó (+2,3 mil), Florianópolis (+2,1 mil), São José (+1,9 mil) e Jaguaruna (+1,7 mil). Outro ponto destacado pela economista é que 10% dos empregos no comércio e nos serviços foram ocupados por estrangeiros.
— Santa Catarina tem recebido o maior número de migrantes do Brasil, conforme relatado recentemente pelo Censo do IBGE. Esses dados se refletem na geração de empregos, tanto com estrangeiros quanto com pessoas provenientes de outros estados — destaca Edilene.
Em todo o Brasil, foram geradas 1,2 milhão de vagas de emprego no primeiro semestre, somando todos os ramos econômicos. Apenas em junho, foram 166 mil novos postos de trabalho, sendo pouco mais de 6 mil deles em Santa Catarina.