Comércio varejista catarinense registra um dos maiores crescimentos do país em janeiro

Atualizado em 14 março, 2025

O comércio varejista de Santa Catarina teve um dos maiores crescimentos do país em janeiro. Na comparação com dezembro, a alta foi de 1,5%, enquanto a média nacional foi de retração de 0,1% no perído. Os dados do IBGE, divulgados nesta sexta-feira (14), indicam que o estado teve o oitavo maior aumento da atividade entre as unidades federativas.

Na comparação com janeiro de 2024, o crescimento é ainda maior: 8,3%, muito superior à média nacional de 3,1%. O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, credita o bom resultado à boa temporada de verão, em especial pela invasão argentina no litoral catarinense.

“Podemos dizer que esses números devem ser ainda maiores em cidades como Florianópolis e Balneário Camboriú, que registraram verdadeiras invasões argentinas neste verão. Temos que comemorar os bons resultados e focar para que possamos seguir crescendo cada vez mais”, afirma Dagnoni.

Varejo ampliado

No chamado varejo ampliado, que inclui a venda de veículos, materiais de construção e o atacarejo, o crescimento foi de 2,2% na comparação com dezembro e de 7,8% em relação a janeiro de 2024.

O destaque no mês foi o aumento de 10,2% nas vendas de ‘veículos, motocicletas, partes e peças’.

Leia também

03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado

27 novembro, 2025

Comércio e serviços lideram criação de empregos formais em outubro no estado

27 novembro, 2025

Presidente da Fecomércio-SC é citado em sessão solene da CNC no Congresso

21 novembro, 2025

Mais de um terço das empresas varejistas pretende contratar temporários para o Natal e a temporada de verão em Santa Catarina, aponta Fecomércio