Confiança do empresário do comércio recua 1,7% em junho

Atualizado em 30 junho, 2023

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) catarinense caiu frente ao mês anterior ao variar -1,7%, após subir 1,7% em maio. Com o resultado a confiança do empresário permanece em patamar otimista em termos absolutos, ao situar-se em 114,2 pontos. Este resultado é idêntico ao de abril. Na comparação anualizada, o índice recuou -12,3%. E, a confiança dos empresários está -16,2% abaixo do nível pré-pandemia. O ICF nacional é de 106,4 pontos.

Confira o relatório completo >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/indices/indice-de-confianca-do-empresario-do-comercio-icec-junho-2023/

Diante desse movimento, os comerciantes catarinenses alcançaram a 3º posição no nível de confiança entre as unidades federativas, empatados com os paraenses, abaixo apenas de Piauí (119,2 pontos) e Sergipe (115,1 pontos). Além disso, todos os Estados estão em patamar otimistas. Mas, na passagem do mês, o movimento positivo só foi observado em cinco Estados: Amazônia (2,85%), Piauí (1,53%), Pernambuco (0,92%), Rio de Janeiro (0,29%) e Distrito Federal (0,09%).