MERCADO

Confira o guia com orientações sobre Pronampe

Atualizado em 08 junho, 2020

O Governo Federal sancionou recentemente a Lei 13.999, que cria o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).  A linha de crédito especial poderá auxiliar os pequenos negócios impactados pela pandemia a manter a operação e os empregos

A dificuldade de acesso ao crédito, seja pela falta de uma linha específica para seu setor/porte ou burocracia para contratação, é frequentemente apontada pelos empresários como um dos entraves para a competitividade. Neste cenário de incertezas por conta do COVID-19, as medidas de desburocratização para obtenção dos recursos tornam-se ainda mais urgentes.

O senador Jorginho Mello, autor do projeto, participou de uma live da Fecomércio SC na segunda-feira (8), às 13h, para tirar as principais dúvidas dos empresários. Conforme a lei, as empresas poderão tomar empréstimos de até 30% da receita bruta anual registrada em 2019. Serão R$ 15,9 bilhões destinados ao programa, com taxa de juros anual máxima igual à Selic acrescida de 1,25% sobre o valor concedido, com prazo de pagamento de 36 meses.

Confira o guia com orientações sobre o Pronampe