Consumidor de Itajaí reaproveitou material escolar de 2015 para economizar

Atualizado em 02 março, 2016

Reaproveitar o material escolar do ano anterior foi a opção mais utilizada pelos consumidores de Itajaí para economizar na volta às aulas, de acordo com a pesquisa de resultado de vendas da Fecomércio e FCDL/SC, indicando que 74,2% compraram apenas os produtos que faltavam para completar a lista, bem à frente da média estadual (50%). Leia a pesquisa completa

Comércio de SC registra queda no faturamento na venda de material escolar

Como consequência desse comportamento, a cidade teve o segundo menor tíquete médio por compra de Santa Catarina (R$ 89,27), atrás apenas de Joinville (R$ 81,97). Embora tenha movimentado o comércio, com faturamento 16% maior do que os meses comuns, o período teve queda de 11% em relação ao desempenho de 2015.

“Os rendimentos familiares apresentam os menores resultados desde 2009, pois enfrentamos juros elevados, além do cenário de baixa criação de vagas e fortes pressões inflacionárias. Assim, os pais e responsáveis estão mais comedidos na hora de realizar as compras, especialmente por que precisam adquirir o material do ano inteiro de uma só vez e isso precisa caber no orçamento”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

“Muitas famílias negociaram com as escolas, desde o valor das mensalidades até a lista dos materiais a adquirir”, completa Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs de SC, “o que repercutiu no comércio”. Para Tauffer, o ambiente de competição por preços mais acessíveis foi favorável aos consumidores. “Para não perder clientes os lojistas comprometeram suas margens de lucro até o limite do possível”, justifica.

A principal forma de pagamento das compras de materiais escolares foi em dinheiro (50%), seguido pelo parcelamento no crédito (17,7%), com cartões de crédito e débito empatados (14,5%). A pesquisa de preço não foi tão expressiva como nas outras datas comemorativas: 54,8% dos estabelecimentos perceberam frequência mais baixa, 35,5% alta e 9,7% razoável. O índice de consumidores que adotam esta estratégia pode variar por conta da comparação de preços na internet e a tendência de autoatendimento nas lojas.

O levantamento foi feito com empresários de livrarias e papelarias, lojas de departamento e supermercados em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

Olhar do consumidor

O relatório de Avaliação dos Consumidores, que detalha a experiência de compras vivenciada na data, destaca que 94,4% dos pais e responsáveis encontraram com facilidade os itens procurados, apontando que o comércio manteve seus estoques abastecidos e com diversidade de produtos. A maioria (70,2%) também afirmou que dos produtos solicitados na lista de material escolar eram necessários, embora 25,2% questionaram o pedido de produtos como bola de tênis, panelas e excesso de folhas de papel.

Leia o relatório completo da avaliação dos consumidores
 

Leia também

17 setembro, 2025

Fecomércio SC lamenta votação da PEC da Blindagem

16 setembro, 2025

Fecomércio SC conclui sorteio de prêmios da campanha Comércio Local é Legal, com participantes de 363 cidades

15 setembro, 2025

Veja os ganhadores do sorteio de prêmios Comércio Local é Legal

11 setembro, 2025

Varejo anda de lado em julho, mas acumula alta de 6,3% no ano em Santa Catarina