ECONOMIA

Consumidores em SC adotam alternativas para driblar inflação, aponta Fecomércio SC

Atualizado em 12 maio, 2022

As sucessivas altas nos preços pesam no bolso dos catarinenses e estão impactando no comportamento de consumo em 2022. Levantamento da Fecomércio SC aponta que os clubes de compras, cashback e mercadinhos com produtos próximos ao vencimento são algumas das alternativas adotadas pelos consumidores para driblar a inflação e não comprometer todo orçamento no supermercado.


O aumento dos gastos por conta da inflação acima de dois dígitos está corroendo o poder de compra das famílias.


Em abril, oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE apresentaram alta diante do mês anterior, puxada principalmente pelo grupo de Alimentos e Bebidas (2,06%). Batata-inglesa (18,28%),  tomate (10,18%), óleo de soja (8,24%), pão francês (4,52%) e  carnes (1,02%) lideram a escalada dos preços.

Leia: análise sobre a Inflação abril/22

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 27 de abril em sete cidades (Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí), com amostra de 327 consumidores.

Confira os destaques no infográfico

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