POLÍTICA

Deputados questionam PL que aumenta tributos de serviços públicos em SC

Atualizado em 14 dezembro, 2017

A maioria dos deputados da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) questionou o PL 397/2016, que aumenta o valor da tributação cobrada pelos serviços públicos em Santa Catarina, e solicitou vista por considerar inoportuno no atual cenário político e econômico, durante reunião da Comissão realizada na quarta-feira (13).

O relator do projeto, o deputado Rodrigo Minotto (PDT), votou pela aprovação do aumento, no entanto, os parlamentares Patrício Destro (PSB), José Milton Schaffer (PP), Luciane Carminatti (PP), Fernando Coruja (PMDB, Antônio Aguiar (PMDB) e o presidente da Comissão, Marcos Vieira (PSDB), requereram vista do projeto. A matéria deve ser deliberada na próxima terça-feira (19).

Desde que começou a pressão por parte do Governo do Estado de Santa Catarina pela aprovação da matéria, o setor produtivo está articulado e trabalhando pela rejeição. Lideranças das entidades empresariais, representadas pelo Cofem, já haviam apresentado oposição e alertado o relator da matéria sobre os possíveis impactos na sociedade. Nesta última semana de votações na Alesc a atenção é redobrada aos temas que impactam negativamente na economia.

A proposta é considerada uma “quebra de compromisso de não repassar a crise fiscal ao setor produtivo”, segundo a Fecomércio SC. Estas mesmas taxas já haviam sido reajustadas por Decreto em 2015. O governador Raimundo Colombo (PSD) sustenta que o Estado foi um dos únicos do país a não aumentar impostos desde que assumiu o segundo mandato.

Para o presidente da Federação, Bruno Breithaupt, o aumento seria um contrassenso no atual panorama de retomada econômica, visto que as empresas já enfrentam uma série de dificuldades que desestimulam a expansão dos negócios: retração da renda, inflação ainda em níveis superiores à meta, elevadas taxas de juros, alta carga tributária e crédito restrito, além dos gargalos logísticos.

Leia também

19 dezembro, 2025

Fecomércio SC entra em férias coletivas até 04 de janeiro de 2026

11 dezembro, 2025

Comércio catarinense tem melhor resultado pós-pandemia em 2025

10 dezembro, 2025

Após sete meses de alta, inadimplência tem queda em novembro em Santa Catarina

ECONOMIA 03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado