Em Chapecó, eleitor deseja melhorias em segurança, saneamento e saúde
A cidade de Chapecó conhece os resultados da Pesquisa Fecomércio SC de Percepção dos Serviços Públicos neste momento, em reunião de vice-presidência na região oeste, na sede do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó – Sicom. O levantamento é o quinto de uma série de sete pesquisas da Fecomércio SC. Blumenau, Jaraguá do Sul, Florianópolis e Joinville tiveram seus dados divulgados nos últimos dias. Na sequência, devem entrar na agenda de divulgações também as cidades de Criciúma e Lages. Participam da apresentação dos dados o candidato à prefeitura Pedro Uczai (PT), pela coligação “Aliança pela vida”, e a deputada estadual Luciane Carminatti (PT). Com a presença da parlamentar, a comitiva da Fecomércio SC retomou o debate sobre a importância do Pró-Comércio, o programa de incentivos fiscais ao terceiro setor, que atualmente, encontra-se na Secretaria da Fazenda para estudo técnico.
Notas gerais
Com notas de zero a cinco dadas para 10 diferentes serviços públicos da cidade, os moradores de Chapecó avaliaram os itens: saúde; educação; preservação ambiental; segurança; transporte; água e esgoto; limpeza; cultura e lazer; habitação; e estrutura urbana.
A nota geral atribuída aos serviços públicos chapecoenses pelos moradores da cidade foi 3,45. O número ficou acima da média (2,5), mas revela os pontos fracos e fortes da administração pública em Chapecó. Na avaliação do cidadão, os itens melhor avaliados foram a limpeza da cidade (3,84), a estrutura urbana (3,72) e a habitação (3,63). Na sequência aparecem o transporte (3,56), a educação (3,52), a preservação ambiental (3,51) e a cultura e lazer (3,49). Abaixo da média da cidade, os chapecoenses revelaram insatisfação com a saúde (3,24), com os serviços de água e esgoto (3,16), e com a segurança urbana (2,85).
Na avaliação da Fecomércio SC, a Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos – Chapecó se insere como importante fonte de informações para a gestão pública local nos próximos anos. A avaliação dos moradores em relação aos serviços públicos da cidade é inédita e repercute os anseios da população. Às vésperas de uma eleição municipal, o momento se torna propício para a divulgação dos dados, que podem mobilizar os candidatos e se inserir na construção de debates eleitorais fiéis aos cenários político e social levantados pela Fecomércio SC na cidade.
Perfil dos entrevistados
Com o objetivo de medir a satisfação dos moradores de Chapecó com relação aos serviços públicos oferecidos na cidade, a Fecomércio SC ouviu 503 pessoas aleatoriamente. Percebe-se que participaram da pesquisa homens (47,1%) e mulheres (52,9%) de maneira equilibrada. As idades variam, predominando os jovens e adultos. De 16 a 25 anos representam 34,2%. Entre 26 e 45 anos, somam 43,9%. Com idades entre 46 e 59 são 15,3%. E mais de 60 anos alcançam 6,6%. Também predominaram os casais (46,7%) e os solteiros (39,2%). Divorciados (11,5%) e viúvos (2,6%) aparecem em menor percentual.
A cidade também mostrou um pequeno déficit de escolaridade. Já que 28% têm ensino médio completo. Outros 21,3% iniciaram um curso superior. 13,5% já concluíram alguma faculdade ou universidade. E ainda 6,4% possuem pós-graduação.
Com relação à renda familiar, a maior parte dos entrevistados (59,8%) pertence à classe média, com salários entre R$ 1.127,00 e R$ 4.854,00. Na sequência (15,7%) aparecem os que integram a classe D, com rendimentos entre R$ 706,00 e R$ 1.126,00. E os que fazem parte da classe B, com renda fixa de R$ 4.855,00 a R$ 6.329,00, com 15,3%. Outros 5,2% dos entrevistados são da classe A (acima de R$ 6.330,00). E ainda 4% estão na classe E (com salários de até R$ 705,00).
O perfil dos entrevistados também indica que é grande o percentual daqueles que não têm filhos (40%). Seguido pelos que têm apenas um (22,3%). Enquanto outros 18,9% têm dois e 8,9% disseram ter três. Ainda 5,6% declaram ter cinco ou mais filhos e, em menor percentual, 4,4% disseram ter quatro.
Avaliações
Na análise por gênero, houve equilíbrio entre as notas dadas pelos homens e mulheres. Para eles, a nota geral foi 3,45. Enquanto para elas, o número encontrado foi 3,46. O item mais crítico apontado por ambos é o mesmo. A segurança aparece com nota 2,84 entre os homens e 2,85 entre as mulheres. Já a segunda nota mais baixa variou. Na opinião masculina o item ‘água e esgoto’ aparece com 3,07. Enquanto na opinião do público feminino a segunda menor nota alcançada foi para a saúde: 3,2. O item melhor avaliado também coincidiu. Para ambos foi a limpeza da cidade o quesito que mereceu as melhores notas. Para eles 3,84 e para elas 3,83.
Quando observados por faixa etária, os resultados da Pesquisa Fecomércio SC mostram que são os jovens entre 16 e 25 anos os mais críticos com os serviços públicos de Chapecó. Eles deram nota geral 3,33. Já os moradores entre 26 e 35 anos deram nota geral 3,42. Enquanto os adultos entre 36 e 45 anos e os com idades entre 46 e 60 anos, avaliaram os serviços públicos com notas gerais 3,54 e 3,49. E os moradores de Chapecó acima de 60 anos deram nota 3,83 para a cidade. Destaca-se na avaliação dos chapecoenses o consenso entre os piores itens avaliados. Para todas as faixas etárias o quesito mais deficitário é a segurança, seguida por água e esgoto e depois pela saúde.
Sob a ótica do grau de escolaridade dos entrevistados, os resultados variaram. A avaliação geral dos serviços apresentou diferença entre os graus máximo e mínimo de escolaridade. A nota geral dada para os dez serviços públicos por aqueles que não possuem escolaridade foi 2,7. Enquanto para os entrevistados com pós-graduação a avaliação dos serviços teve nota geral 3,59. Os moradores com ensino básico incompleto foram os que melhor avaliaram os serviços públicos (3,78). A pior nota foi atribuída pelos sem escolaridade.
O cruzamento dos dados segundo renda familiar também revelou resultados relevantes, já que as classes de renda mais baixa são aquelas que mais acessam os serviços públicos. No entanto, a nota geral mais baixa (3,34) foi dada pelos integrantes da classe média ou classe C. Enquanto os pertencentes às classes E e B deram notas gerais mais altas: 3,78 e 3,72, respectivamente. E os moradores de Chapecó das classes D e A deram notas gerais medianas: 3,52 e 3,48 para os serviços públicos da cidade.
Prioridades
A Pesquisa Fecomércio também perguntou aos habitantes de Chapecó qual seria o serviço público prioritário dentre as dez opções avaliadas por eles anteriormente. A resposta mais citada pelos habitantes foi saúde (57,5%), com ampla diferença para segunda opção mais lembrada (segurança 15,4%). Em outro momento, em relação ao segundo ponto de prioridade da cidade, a educação assume a preferência, com 30,9% das respostas, dividindo as opiniões do público, que também apontou na sequência o quesito segurança (24,8%).
Eleições 2012
Questionados sobre as eleições de outubro, 88,3% dos entrevistados disseram votar em Chapecó nestas eleições municipais. A grande maioria de eleitores vem seguida por apenas 8,7% que devem votar em outras cidades e 3% que devem justificar seu voto.
Detalhando as notas de acordo com a situação de voto para as próximas eleições municipais o panorama tem pouca variação. Para aqueles que devem votar em outra cidade a avaliação geral foi 3,21. Enquanto aqueles que tencionam justificar o voto deram nota média 3,4. E os eleitores de Chapecó atribuíram nota geral 3,48 para os serviços públicos oferecidos na cidade.
Dentre os que votam em Chapecó, os dez quesitos pesquisados pela Fecomércio SC tiveram o seguinte desempenho: segurança (2,88), água e esgoto (3,22) e saúde (3,24) aparecem como os itens de maior insatisfação da população chapecoense. Limpeza da cidade (3,86), estrutura urbana (3,74) e habitação (3,67) foram os quesitos melhores percebidos pelos moradores de Chapecó. Enquanto educação (3,52) e cultura e lazer (3,52) aparecem com notas medianas, seguidos por preservação ambiental (3,55) e transporte (3,59).
Agenda
Criciúma: 25/09 às 19h. No Sindilojas (Travessa Padre Pedro Baldoncini, 47).
Lages: em definição.
Foto: Chapecó. Imagem da Internet.