Empresários visitam a maior feira do mundo na China, com quase 60 mil expositores
Os 20 integrantes da Missão Empresarial da Fecomércio SC à China realizaram hoje (sexta-feira, 2) uma visita técnica e rodada de contatos na maior feira do mundo, a Canton Fair (Feira de Cantão), em Guangzhou, terceira maior cidade da China.
A feira é realizada em abril e outubro, numa área de um milhão de metros quadrados. Ao todo, são 59 mil estandes, cerca de 150 mil produtos em exposição e uma plataforma para o comércio internacional que movimenta 36 bilhões de dólares. Entre os expositores, estão mais de 20 mil das melhores empresas da China e do mundo.
O vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, afirmou que as visitas à Feira de Cantão, de maneira periódica, irão resultar na criação de um bureau de negócios para o empresário catarinense. “Lá, ele contará com todo o apoio para realizar seus negócios com expositores da feira, fazendo o contato direto mesmo sem estar na China”.
Spagnoli ainda destacou o quanto esta aproximação poderá expandir o mercado catarinense junto ao Gigante Asiático. São milhões de novas oportunidades que surgem bilateralmente e precisamos aproveitar o momento único que a economia mundial está passando, sempre tendo a China como principal referência”.
Depois desses dois dias em Guangzhou, a Missão Empresarial da Fecomércio SC segue para Hong Kong. Além dos contatos com empresas e empresários locais, será realizada uma reunião com a diretoria do banco HSBC.
Parceria com a Turquia a caminho
Antes de chegar à China, o grupo passou por Istambul, na Turquia, para alinhavar novas relações comerciais. Na cidade, a comitiva esteve reunida com conselho da Associação de Exportadores de Têxteis daquele país, onde surgiu a primeira parceria missão: o agendamento de um novo encontro, mas agora em terras brasileiras, durante a feira Première Brasil. A reunião aconteceu durante a Feira de Acessórios e Têxteis de Istambul.
O diretor executivo da Fecomércio Santa Catarina, Marcos Arzua, um dos interlocutores da reunião com os turcos, comentou a importância do contato e, ainda, o fato de conhecer melhor as barreiras econômicas que travam a importação de produtos da Turquia, conforme relato dos empresários estrangeiros.
“Foi uma conversa muito relevante porque ficou demonstrado o quanto os empresários deste setor querem ampliar suas relações comerciais com o Brasil. Mais do que isto, o encontro nos alertou a respeito da burocracia e entraves que existem para a exportação da Turquia para o Brasil. Com este objetivo, levaremos esta reivindicação para dentro da Câmara de Comércio Exterior da Fecomércio SC e discutires o caso com as autoridades brasileiras. É determinante que tenhamos uma melhor relação com a Turquia para equilibrarmos nossa balança comercial”, assinalou Arzua.