INSTITUCIONAL

Encontro Brasileiro Cidades Criativas Unesco da Gastronomia terá aulas-show com chefs das quatro cidades que possuem a chancela

Atualizado em 28 julho, 2023

De Acarajé a Bombom de Fígado com Jiló, conheça os chefs e as receitas que irão estrelar a Feira Criativa no sábado, 5 de agosto

Faltam poucos dias para o início do Encontro Brasileiro Cidades Criativas Unesco da Gastronomia, que será realizado no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, entre os dias 3 e 5 de agosto. Durante a Feira Criativa, que encerra o evento no sábado, cinco chefs, representando as cidades que possuem a chancela da Unesco, irão ministrar aulas-show em que irão cozinhar e ensinar os participantes a preparar receitas inspiradas em pratos típicos das suas regiões.

Após as aulas, os participantes ainda poderão realizar a degustação dos pratos preparados. Conheça os chefs que representarão Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ) no I Encontro Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia.

De Acarajé a Bombom de Fígado com Jiló, conheça os chefs e as receitas que irão estrelar a Feira Criativa no sábado, 5 de agosto

Programação: (05/08)

11h30 – Aula-show com a chef Maria Garcia (SC)
Receita: Acarajé com caruru de alga Kappaphycus alvarezii

Maria do Nascimento Garcia cresceu no interior do Acre, onde cozinhava para parentes e trabalhadores que prestavam serviços para seu pai, em época de colheita. Em 2001, decidiu se mudar para Florianópolis para trabalhar como babá, mas logo descobriu a sua vocação e paixão pela gastronomia, matriculando-se na faculdade. Atualmente, é chef executiva do restaurante Jardín del Mar, em Florianópolis, e professora das disciplinas de cozinha oriental e preparo prévio dos alimentos, técnicas culinárias, cozinha brasileira e cozinha mediterrânea na Faculdade Senac SC e Centro Universitário Estácio.

13h40 – Aula-show com a chef Janete Borges (SC)
Receita: Tainha grelhada com pirão d’água, caldinho de feijão e saladinha de limão cravo

Janete Borges é uma renomada chef de cozinha brasileira, que nasceu em São José dos Campos (SP) e formou-se em gastronomia pela escola de cozinheiros do Senac, em São Paulo. Em 2006, destacou-se ao integrar a equipe do aclamado restaurante DOM, do chef Alex Atala, o que enriqueceu sua expertise na alta gastronomia. Foi indicada para Melhor Chefe do Ano em 2007 pela revista Veja Santa Catarina. Sua trajetória e talento renderam reconhecimento nacional, incluindo participação no reality show “Mestre do Sabor”.

14h40 – Aula-show com o chef Dave França (RJ)
Receita: Robalo Flambado com cachaça, manteiga de ervas, purê de banana da terra e jussara provençal

Dave nasceu e cresceu em Paraty, onde teve uma infância influenciada pela forte presença materna e dos avós. Desde cedo, sua família preparava os tradicionais pratos caiçaras, como a paçoca de banana e o peixe com pirão e arroz de siri, todos feitos com ingredientes colhidos e pescados pelos avós. Ele decidiu se aventurar na cidade de Laval, Quebec, no Canadá, onde teve a oportunidade de viver e explorar experiências gastronômicas ao lado do chef Jean Traynor. Ao retornar ao Brasil, conheceu a chef Ana Bueno e iniciou uma parceria com o programa Escola de Comer, projeto cujo objetivo é fornecer merendas de qualidade para as escolas públicas de Paraty, além de utilizar a gastronomia como uma ferramenta de ensino.

15h40 – Aula-show com o chef Edson Puiati (MG)
Receita: Bombom de Fígado com Jiló

Edson Puiati é um profissional multifacetado, atuando como educador, professor universitário, consultor de empresas e eventos gastronômicos, pesquisador e cozinheiro. Atualmente, desempenha o cargo de Diretor de Hospitalidade e Gastronomia no Senac em Minas, além de ser o Coordenador da Frente da Gastronomia Mineira (FGM). Um dos seus projetos é o Executive Coaching Gourmet, que oferece serviços para o desenvolvimento de pessoas em empresas. Além disso, ele participa ativamente de eventos gastronômicos regionais, nacionais e internacionais. Edson Puiati também é membro do Instituto Eduardo Frieiro e o idealizador do projeto de lei que estabeleceu o “Dia da Gastronomia Mineira” (Lei Estadual nº 20.577, de 21/12/2012), em homenagem ao escritor Eduardo Frieiro.

16h40 – Aula-show com o chef Wagner Vieira (PA)
Receita: Maniçoba com Frutos do Mar

Wagner Vieira é um renomado chef de cozinha e co-fundador do Toró Gastronomia Sustentável em Belém. Com formação em biologia e gastronomia, ele explora ingredientes regionais e promove práticas ecológicas, valorizando a biodiversidade cultural e local da Amazônia. Ao longo de sua carreira, Wagner recebeu prêmios e reconhecimentos, incluindo o Edital FUMBEL nº 003/2020/Lei Aldir Blanc e indicações no Projeto Passaporte Belém nas categorias de Melhor Comida Regional e Melhor Chef. O Toró Gastronomia Sustentável fortalece a cultura alimentar local e valoriza a comida regional da Amazônia Paraense Geodiversa. Internacionalmente, o empreendimento é reconhecido por sua participação no projeto ESG “Terra Indígena Sororó”, recebendo o título de “United Earth Amazônia Award” por seu compromisso com a sustentabilidade.

Sobre o 1º Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia

O I Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia é promovido pelo Sistema Comércio de Santa Catarina — Sesc — Senac, com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Associação FloripAmanhã, Fecomércio-MG, Fecomércio-RJ e Fecomércio-PA, além de outras entidades parceiras.
O evento será realizado entre os dias 3 e 5 de agosto, no Sesc Cacupé, e irá reunir profissionais do setor, do trade turístico, consumidores, estudantes, instituições de ensino, empresários, produtores da região e cozinheiros.

A programação do evento será dividida em dois momentos. O primeiro deles terá um caráter técnico, com reuniões e visitas técnicas que irão permitir a troca de experiência entre as cidades chanceladas, além de ser uma oportunidade de Florianópolis mostrar as suas riquezas gastronômicas e culturais para pessoas do país todo.

No segundo momento, será realizada a Feira Criativa, em que o público geral também poderá participar. Para a Feira, serão realizadas aulas show, com chefs de cada uma das cidades chanceladas, atrações culturais, shows e participação de restaurantes locais.

Leia também

ECONOMIA 10 maio, 2024

Primeiro trimestre do ano tem crescimento de 4,4% no comércio varejista

ECONOMIA 06 maio, 2024

Relatório aponta que o setor de serviços lidera a geração de empregos em Santa Catarina no mês em março

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Maio 2024

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Abril de 2024