ECONOMIA

Endividamento e inadimplência do consumidor recuam em agosto em Santa Catarina

Atualizado em 20 setembro, 2023

Em agosto, a pesquisa mensal de endividamento e inadimplência do consumidor para Santa Catarina (PEIC) aponta um recuo dos três principais indicadores no estado. O percentual de famílias catarinenses endividadas caiu -2,9% e alcançou o nível dos 76,8%. Esta queda, de 2,3 pontos percentuais (p.p.), encerra uma sequência de cinco meses de crescimento ininterrupto do endividamento e retorna o índice estadual para uma patamar abaixo do registrado no Brasil (77,4%).

Confira o relatório completo >>>> https://www.fecomercio-sc.com.br/indices/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-peic-agosto-2023/

Pelo segundo mês consecutivo, a taxa de inadimplência em Santa Catarina, a qual expressa o percentual de famílias com alguma dívida financeira em aberto, apresenta contração de -6,6% e atingiu o nível dos 28,9%. O patamar do índice ainda é bastante elevado e considerado preocupante, embora, tenha ficado abaixo do nacional (30,0%) em agosto. Entretanto, em pontos percentuais, a queda foi de -2,0 p.p., a de maior magnitude desde maio de 2020 (-4,3 p.p.), o que revela uma divergência significativa com o cenário nacional, já que no Brasil a inadimplência segue crescendo e o volume de consumidores com dívidas atrasadas atingiu a maior proporção desde novembro de 2022.

Leia também

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar

ECONOMIA 13 abril, 2024

Vendas no varejo restrito cresceu 1,7% em fevereiro

ECONOMIA 11 abril, 2024

Consumidor avalia positivamente o comércio durante a Páscoa deste ano, revela relatório