MERCADO

Evento da Cúpula Mundial das Cidades começa nesta segunda-feira (4) com intensa programação

Atualizado em 07 janeiro, 2020

Knowledge Cities World Summit (12º KCWS) prevê oito plenárias conduzidas por 40 especialistas de renome nacional e internacional, sessões paralelas e premiação das cidades mais admiradas do mundo

Começa nesta segunda-feira (4) o 12º Knowledge Cities World Summit, encontro que vai reunir em Florianópolis alguns dos maiores especialistas em desenvolvimento de cidades do mundo. É a primeira vez que o KCWS é realizado no Brasil e esta edição vai reunir no Hotel Sesc Cacupé, entre os dias 4 e 7 de novembro, a academia, o governo, a sociedade e os empresários para debaterem como tornar o dia a dia das pessoas melhor nas cidades e apresentar soluções para problemas históricos como inclusão social, mobilidade e preservação do meio ambiente. “Uma oportunidade para quem pensa, administra ou estuda os municípios”, diz a coordenadora do evento e presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio SC, Jamile Sabatini Marques.

Segunda ela, o tema da conferência deste ano “Inovação e Sustentabilidade na Era do Conhecimento” significa que a tecnologia e a inovação devem ser aplicadas nas cidades, visando o desenvolvimento econômico, social e proteção aos ecossistemas, seguindo o conceito da ONU. O KCWS é uma iniciativa da Fecomércio SC, com a correalização do Sebrae SC e do World Capital Institute (WCI), um think tank internacional que promove o entendimento e a aplicação do conhecimento como alavanca do desenvolvimento.

Na segunda-feira (04/11) a cerimônia de abertura está marcada para às 9h e em seguida haverá a entrega do Prêmio MAKCi (Most Admired Knowledge City) às quatro Cidades do Conhecimento Mais Admiradas do Mundo. Florianópolis (SC) e Bento Gonçalves(RS) são as únicas brasileiras a concorrer. Estarão presentes alguns dos maiores especialistas estrangeiros no assunto, como os professores Tan Yigitcanlar, da Queensland University of Technology – QUT (Austrália), Francisco Javier Carrillo, do Instituto Tecnológico de Monterrey –TEC (Mexico) e a consultora Cathy Garner, da Lancaster University (Reino Unido).

Nos dias 4 e 5 também serão realizados a série de Masterclasses, fórum que surgiu de um acordo de cooperação bilateral para a formação de uma ‘Australia-Brazil Smart City Research and Practice Network’ para promover e melhorar o bem-estar das comunidades urbanas. O objetivo é reunir especialistas ilustres de várias disciplinas e iniciar uma rede de intercâmbio contínuo de conhecimentos entre os dois países.

A programação prevê oito plenárias, conduzidas por 40 especialistas de renome nacional e internacional. Também estão programadas palestras simultâneas entre uma sala principal e duas paralelas com assuntos como modelos econômicos alternativos, mercados de conhecimento, desenvolvimento de ecossistema de inovação e de empreendedorismo, cidades inteligentes, inovação social, economias disruptivas e desenvolvimento urbano sustentável. Confira aqui a programação completa

Quarenta trabalhos acadêmicos selecionados serão apresentados. Estes artigos poderão compor um número especial do International Journal of Knowledge-Based Development (IJKBD), periódico indexado às principais bases de dados internacionais, como Scopus, Emerging Sources Citarion Index e Academic OneFile.

No encerramento do KCWS, no dia 7 de novembro, haverá o Tour da Inovação por alguns dos principais polos de tecnologia e inovação de Florianópolis: Sapiens Park, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta). O objetivo é mostrar ao mundo o que a capital catarinense está fazendo para ter reconhecimento internacional de cidade inovadora e sustentável.

SERVIÇO:

O Quê: 12º Knowledge Cities World Summit

Quando: Dia 4 de novembro de 2019

Onde: Hotel Sesc Cacupé

Inscrições no site: https://www.umticket.com/evento/251910/knowledge-cities-world–summit-2019/

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior