Fábrica da BMW vai estimular o comércio da região Norte do Estado
A BMW abriu oficialmente na quinta-feira, dia 9, as portas de sua fábrica de carros premium no Norte de Santa Catarina. Os investimentos da BMW na planta de Araquari, cidade localizada cerca de 20 quilômetros de Joinville, passam de R$ 600 milhões, preveem a criação de 1,3 mil empregos – entre vagas criadas somente na montadora até 2016 – e injetam na indústria automobilística brasileira capacidade instalada de 32 mil carros por ano.
A produção em escala comercial já tinha começado no dia 30 de setembro, com o sedã da Série 3 equipado com motor bicombustível, a tecnologia de propulsão dominante no Brasil. No mês que vem, um utilitário esportivo, o X1, soma-se à linha que, até o final de 2015, também terá a companhia de outros três modelos: um hatch da Série 1, o X3 (outro utilitário esportivo) e, por último, o Mini Cooper, na versão Countryman.
Exportar automóveis a partir de Santa Catarina também está nos planos da empresa, a depender da competitividade da nova fábrica. Mas é um projeto de longo prazo porque a montadora, entre outros pontos, terá de atingir níveis mínimos de peças regionais para ter direito ao acesso a mercados de parceiros comerciais do Brasil, como o Mercosul.
A instalação da BMW em Araquari é um ponto positivo para o comércio de bens e serviços da região, visto que a planta da fábrica gerará emprego, renda e novas oportunidades de negócio. Por outro lado, ainda é necessário elevar a participação nacional na produção dos veículos para que toda a cadeia produtiva se beneficie, gerando cada vez mais empregos e renda em outras regiões do Estado e do país, ação que inclusive está nos planos da BMW. Investimentos deste porte são essenciais para o desenvolvimento do Estado, trazendo inovação tecnológica e gerando empregos de alta qualificação.