INSTITUCIONAL

Fecomércio SC articula com senadores aprovação da MP que transforma Embratur em agência

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Antiga reivindicação do setor turístico, a transformação da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) em agência autônoma saiu do papel após a aprovação da Medida Provisória 907/19, na noite de segunda-feira (27). O Plenário do Senado deve votar  a medida nesta terça-feira (28), em sessão remota, a partir das 16h.

O artigo que previa o Sesc e o Senac como um das fontes de receita do novo órgão foi retirado do texto da MP, o que é considerada uma vitória conforme o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “No relatório final do relator da matéria, 4% dos recursos das duas instituições seriam destinados à agência. É importante frisar que as contribuições devidas aos serviços sociais autônomos não integram o orçamento da União e o Sistema S já sofreu recentemente corte de 50% dos recursos compulsórios como medida emergencial de enfrentamento a pandemia”, comenta Breithaupt.  O empresário reforça a atuação na Câmara dos Deputados e articula com os senadores Jorginho Mello, Dário Berger e Esperidião Amin a manutenção do texto final aprovado na Câmara dos Deputados.

Entre as principais atribuições da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo está a formulação e execução de ações de promoção de produtos e serviços turísticos do país no exterior. Neste primeiro momento, além de auxiliar no processo de repatriação de brasileiros impossibilitados de retornar ao País por causa da pandemia, a Embratur deverá promover exclusivamente o turismo doméstico, inclusive por meio de convênios com os estados, o Distrito Federal e os municípios. A medida vale até seis meses após o fim da decretação do estado de emergência.

O novo órgão permanece vinculado ao Ministério do Turismo, no entanto, passa a ter personalidade jurídica de direito privado e deixa de ser dependente de recursos do Orçamento da União. As ações serão coordenadas com os ministérios das Relações Exteriores, da Saúde, e da Justiça e Segurança Pública e com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no âmbito das respectivas competências.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) vai integrar o conselho deliberativo, órgão máximo da entidade, que contará ainda com um representante da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e um da Comissão de Turismo do Senado Federal.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior