ECONOMIA

Fecomércio SC cobra medidas emergenciais para empresas e população após ciclone

Atualizado em 07 julho, 2020

Pelo menos 208 cidades catarinenses foram afetadas pelas fortes rajadas de vento, que chegaram a 134 km/h, provocadas pela passagem de ciclone extratropical em Santa Catarina. O Governo decretou estado de calamidade pública na manhã de quinta-feira (2) e segue trabalhando no suporte às áreas atingidas.

A Fecomércio SC reforça a necessidade de liberação emergencial do FGTS em decorrência do desastre natural. A situação prevê saque imediato em valores superiores se houver reconhecimento por parte do Governo Federal . “A liberação imediata de FGTS é essencial para as cidades, empresas e famílias afetadas. O repasse de recursos pode auxiliar na reconstrução e recuperação dos danos materiais”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Os prejuízos ultrapassam 427 milhões em SC. As perdas na infraestrutura pública somam 69 milhões e em empreendimentos privados cerca de 300 milhões- 14 milhões no setor de serviços e 8 milhões no comércio, conforme boletim da Defesa Civil desta terça-feira (7). Segundo o Governador Carlos Moisés, a partir do levantamento dos estragos será possível avançar o diálogo com o Governo Federal para garantir recursos para a reconstrução.

Na quarta-feira (1) passada, a Fecomércio SC enviou ofício ao Governador Carlos Moisés solicitando a decretação de calamidade com urgência, além da postergação do pagamento de ICMS dos meses de junho, julho, agosto e setembro às empresas do comércio de bens, serviços, turismo, transporte, agricultura e às indústrias em geral, para que os empresários possam ter um incentivo para reforma e retomada das atividades. A entidade também defende ampliação de crédito emergencial pelo BADESC e o BRDE para capital de giro ou reforma de estabelecimentos. O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) também encaminhou manifestação conjunta ao governador endossando as sugestões da Fecomércio SC.

 

Leia também

MERCADO 06 agosto, 2020

Quase 20% ainda estão indecisos com presentes para Dia dos Pais em SC

MERCADO 06 agosto, 2020

Desafio de Inovação vai selecionar projetos que visam melhorar competitividade do turismo

ECONOMIA 04 agosto, 2020

Governo lança nota fiscal eletrônica em Santa Catarina

MERCADO 04 agosto, 2020

Marco Aurélio Floriani toma posse na Câmara de Turismo da Fecomércio SC e destaca desafios do setor