Fecomércio SC defende aprovação do PL 3630, que autoriza divulgação de imagens de pessoas que cometerem crimes em estabelecimentos comerciais

Atualizado em 17 novembro, 2025

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), juntamente com seus sindicatos filiados, manifesta apoio à aprovação do Projeto de Lei nº 3630/2025, de autoria da deputada Bia Kicis (DF). A proposta permite a divulgação de imagens de pessoas flagradas cometendo crimes dentro de estabelecimentos comerciais. O projeto tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados desde a semana passada e está sob relatoria do deputado Sanderson (RS).

A iniciativa altera a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para permitir o tratamento e a divulgação de imagens e áudios captados em situações de flagrante delito ocorridas em estabelecimentos comerciais. A divulgação, entretanto, deve observar finalidades legítimas e seguir parâmetros claros:

– identificar o infrator, alertar a população e/ou colaborar com as autoridades públicas;

– evitar a exposição de terceiros não envolvidos na prática criminosa;

– respeitar, sempre que possível, os princípios da necessidade e proporcionalidade.

O projeto de lei atende a uma demanda crescente dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, que enfrentam diariamente os riscos decorrentes do aumento da insegurança na maior parte das cidades brasileiras.

Embora Santa Catarina apresente os melhores indicadores de segurança pública do país, a medida tem potencial para inibir condutas ilícitas cometidas por indivíduos que acreditam agir impunemente, além de contribuir com o poder público na identificação de infratores. A segurança pública, cada vez mais, se consolida como uma responsabilidade compartilhada entre Estado e sociedade civil. É fundamental destacar que a proteção da coletividade é um direito essencial, e o interesse público deve prevalecer sobre o direito individual à privacidade quando este é utilizado de forma abusiva para encobrir atos ilícitos.

A Fecomércio SC reforça que cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis se constroem com segurança — elemento central para a atração de investimentos e o fortalecimento do comércio, dos serviços e do turismo.

Leia também

17 novembro, 2025

Fecomércio SC defende aprovação do PL 3630, que autoriza divulgação de imagens de pessoas que cometerem crimes em estabelecimentos comerciais

13 novembro, 2025

Com bom resultado em setembro, varejo de Santa Catarina acumula segunda maior alta do país em 2025

12 novembro, 2025

Serviços recuam em setembro, mas acumulam alta de 4,1% no ano em SC

07 novembro, 2025

Inadimplência cresce pelo sétimo mês seguido e atinge novo recorde em SC: 33,1%