INSTITUCIONAL

Fecomércio SC empossa nova diretoria para quadriênio 2022-2026

Atualizado em 12 agosto, 2022

Clica na seta para ver a galeria de fotos completa

A nova diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina( Fecomércio SC) foi empossada em solenidade festiva na noite desta terça-feira (9), no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. Participaram do evento representantes do executivo, parlamentares, entidades do setor produtivo, empresários, imprensa, entre outras autoridades e parceiros.

Eleito em 9 de maio, o empresário Hélio Dagnoni assume a presidência do Sistema Fecomércio Sesc Senac para o exercício 2022-2026, ao lado de outros 41 membros: vice-presidente e vice-presidente financeiro e de gestão, 16 vice-presidentes regionais e setoriais,17 suplentes, 3 conselheiros fiscais e 3 suplentes. Nesta quarta-feira (10), a entidade completa 74 anos de atuação e começa a contagem regressiva para os 75 anos, que serão celebrados em 2023.

> Confira a nominata da nova diretoria

> VÍDEO: Veja como foi a solenidade

“A nova gestão estará focada em ações para alavancar a economia catarinense e as condições de trabalho, buscando avanços nas negociações coletivas- principal instrumento para harmonizar as relações patronais e laborais. Vamos trabalhar pelo desenvolvimento contínuo dos setores representados pelos 65 sindicatos filiados, com atuação descentralizada por meio dos nossos vice-presidentes. O Sistema Fecomércio SC também está investindo mais de 20 milhões no Sesc e Senac entre 2022 e 2023”, pontuou o novo presidente da Fecomércio SC, Helio Dagnoni, em seu discurso de posse

Perfil do presidente

A nova liderança da Federação atua no associativismo empresarial há pelo menos três décadas, esteve à frente do Sindicato do Comércio Varejista de Balneário Camboriú (Sindilojas) por dez anos e presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú por quatro anos. No setor do turismo- um dos nortes da futura gestão- já foi secretário municipal de Balneário Camboriú em 2016 e vice-presidente da Fecomércio SC de 2018 a 2022, onde liderou projetos como o programa Turismo em Movimento e o Disruptur.

Carta do comércio

Para marcar os 74 anos da entidade, celebrados em agosto, a Fecomércio SC lançará a 3ª edição da “Carta do Comércio”– pesquisa que aponta os desafios e principais demandas dos empresários para os novos líderes dos poderes executivo e legislativo. Os dados trazem um diagnóstico dos entraves enfrentados pela classe empresarial a partir de nove macrotemas, que resultaram em 33 índices de relevância socioeconômica.

A apresentação da Carta aos candidatosentre agosto e início de setembro, será uma das primeiras agendas da nova gestão.


Os setores representados pela Fecomércio SC englobam mais de 553 mil empresas ativas, que geram cerca de 754 mil empregos,  contribuem com 56,2% do PIB catarinense e 48,5% do montante de ICMS estadual.


SESC

O Sesc Santa Catarina está presente em todas as regiões do Estado, com 33 unidades operacionais, nove quadras do projeto Sesc Comunidade (duas delas abertas em 2022 em Cocal do Sul e Palmitos), três meios de hospedagem (Hotel Sesc em Cacupé – Florianópolis, Hotel Sesc em Blumenau e Sesc Pousada Rural em Lages), além das redes de escolas, academias, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, entre outros espaços.

Em todo o Estado são 2.745 colaboradores engajados na missão de melhorar a qualidade de vida da população.  Neste ano,  o Sesc já contabiliza mais de 215 mil inscrições de clientes nas atividades oferecidas.  Por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), disponibiliza 5.108 bolsas, da Educação Infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

> Saiba mais sobre o Sesc

SENAC

O Senac SC conta com 29 unidades educacionais, além do restaurante Blumengarten e o Departamento Regional, que empregam mais de 2 mil colaboradores, entre técnicos e professores.  Nos últimos cinco anos, o Senac preparou cerca de 400 mil pessoas para o mercado de trabalho.  Entre janeiro de 2021 e junho deste ano, foram ofertadas quase 25 mil bolsas no Programa Senac de Gratuidade (PSG) na modalidade presencial e 3.383 no EaD.

A instituição possui ainda duas unidades móveis, as carretas-escolas, que levam ensino profissionalizante à população e conta com dois observatórios, que fomentam os setores de gastronomia e turismo em SC.

> Saiba mais sobre o Senac

Leia também

MERCADO 12 julho, 2024

Volume de serviços cresceu 5,4% no acumulado do ano, aponta Pesquisa Mensal de Serviços

INSTITUCIONAL 12 julho, 2024

Presidente da Fecomércio SC participa de comitiva catarinense em Portugal

MERCADO 11 julho, 2024

Vendas do comércio catarinense cresceram em maio, aponta pesquisa

ECONOMIA 10 julho, 2024

Inflação desacelerou em junho na comparação com maio e subiu 0,21%, aponta IPCA