ECONOMIA

Fecomércio SC faz análise dos 100 dias do Governo em SC

Atualizado em 08 janeiro, 2020

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), completa 100 dias de mandato nesta quarta-feira (10). No balanço apresentado na terça-feira (9), na véspera do centésimo dia, o chefe do Executivo destacou as ações realizadas no período e as principais medidas de corte de custos e para reduzir a dívida pública, como a proposta de reforma administrativa, a desativação das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) e a revisão da política tributária.

Para a Fecomércio SC, a abertura de um canal de comunicação sobre os benefícios fiscais em Santa Catarina foi um passo importante para a transparência e eficiência na gestão pública do Estado.

“A partir do diálogo do governo com as entidades empresariais está sendo possível a construção de uma política tributária que atenda aos critérios de eficiência, competitividade e transparência. Alguns projetos de lei já começaram a tramitar na Alesc e nos próximos meses toda a política tributária será debatida e aprovada pelo Legislativo”, aponta o presidente da federação, Bruno Breithaupt. Segundo ele, os incentivos são responsáveis pela instalação de várias empresas no Estado, pela movimentação dos portos e de diversas cadeias produtivas estratégicas para a economia catarinense.

De acordo com Breithaupt, o governo implementou ações importantes no campo da segurança pública, com a redução de homicídios nas principais regiões do Estado. “A segurança é um tema de primeira ordem para todos os cidadãos e foi apontada pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo como central. A gestão colegiada da SSP tem mostrado iniciativas de aproximação da segurança pública com a sociedade e isso é de extrema importância na diminuição da sensação de insegurança”, avalia.

A expectativa da Fecomércio SC é que o governo avance no ajuste de contas, com cortes de gastos e privilégios no setor público, sem o qual o esforço fiscal feito pelos empresários e trabalhadores será dragado pela máquina estatal.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior