MERCADO

Governo em SC libera eventos e flexibiliza uso de máscaras em locais abertos

Atualizado em 30 novembro, 2021

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, assinou decreto nesta quarta-feira (24) que permite a realização de todos os tipos de eventos e flexibiliza as regras para o uso de máscaras de proteção individual em ambientes abertos.

O uso passa a ser opcional em locais abertos onde que há possibilidade de manter distanciamento. Em espaços públicos ou privados fechados, incluindo transporte público coletivo, o uso continua obrigatório.

Evento seguro

O decreto autoriza o funcionamento integral dos estabelecimentos que promovam eventos corporativos, feiras de negócios, eventos sociais, shows e entretenimento, inclusive esportivos. Com a revogação da limitação de 50% de ocupação, os  estádios de futebol podem atender com capacidade máxima de público sentado, conforme os limites estabelecidos em Portaria.

Nos eventos  com público acima de 500 pessoas, o protocolo prevê comprovante de vacinação completa (duas doses ou dose única) da vacina contra a Covid-19 (18 anos ou mais) ou parcial (12 a 17 anos) ou apresentação de laudo de exame RT-qPCR ou teste de antígeno com resultado negativo, além de máscaras. Também há necessidade de distanciamento de um metro ou isolamento mínimo de uma poltrona entre as pessoas que não coabitam na mesma residência, respeitando o percentual de ocupação máxima simultânea prevista no calendário de retomada de eventos.

Cobertura vacinal 

Mais de 93% da população vacinável em Santa Catarina já recebeu ao menos a primeira dose e aproximadamente 80% completou a imunização. Considerando a população total, esses percentuais são de 78% e 66%, respectivamente, ambos entre os maiores do país.

Santa Catarina tem, atualmente, uma taxa de letalidade por Covid-19 de 1,6% dos infectados, a menor entre os estados do Sul e Sudeste e a terceira menor do país. A taxa nacional é de 2,8%.

Leia também

ECONOMIA 14 janeiro, 2022

Inflação provoca descompasso entre volume e receita do comércio catarinense em novembro

ECONOMIA 13 janeiro, 2022

Volume de serviços em novembro tem alta histórica para o mês

MERCADO 13 janeiro, 2022

Reajuste do piso mínimo regional em 2022 será de 10,5% em SC

ECONOMIA 12 janeiro, 2022

IPCA fecha 2021 em 10,06%, maior taxa desde 2015