INSTITUCIONAL

Governo Federal publica MP com novas medidas trabalhistas

Atualizado em 08 janeiro, 2024

O Governo Federal publicou, na noite de domingo (22), a Medida Provisória 927 que dispõe sobre relações trabalhistas e o que pode ser adotado pelos empregadores para preservação do emprego e da renda durante o estado de calamidade pública no país. O texto passa a valer imediatamente, mas ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional em até 120 dias para que não perca a validade após esse prazo.

Menos de 24 horas após ser publicado, o artigo que previa a suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses deve ser revogado pelo presidente Bolsonaro, conforme publicou em sua rede social. O texto previa que durante o período de suspensão contratual poderia ser concedida ao empregado ajuda compensatória mensal, sem natureza salarial com valor definido livremente entre empregado e empregador, via negociação individual, além dos benefícios voluntariamente concedidos pelo empregador.

Durante o estado de calamidade pública, o empregado e o empregador poderão celebrar acordo individual escrito, a fim de garantir a permanência do vínculo empregatício, que terá preponderância sobre os demais instrumentos normativos, legais e negociais, respeitados os limites estabelecidos na Constituição.

Para enfrentamento dos impactos econômicos decorrentes do estado de calamidade pública e para preservação do emprego e da renda, poderão ser adotadas as seguintes medidas pelos empregadores:

Teletrabalho – Permissão para que a empresa altere, a seu critério, a forma de prestação de serviço do regime de trabalho presencial para o teletrabalho, o trabalho remoto ou outro tipo de trabalho a distância e determinar o retorno ao regime de trabalho presencial.

Tal alteração pode se dar independentemente da existência de acordos individuais ou coletivos, dispensado o registro prévio da alteração no contrato individual de trabalho, mediante um prazo de notificação de 48 horas, contemplando inclusive as questões relativas à infraestrutura.

Antecipação de férias – O empregador informará ao empregado sobre a antecipação de suas férias com antecedência de, no mínimo, quarenta e oito horas, por escrito ou por meio eletrônico, com a indicação do período a ser gozado pelo empregado.
– As férias não poderão ser gozadas em períodos inferiores a cinco dias corridos.
– As férias poderão ser concedidas por ato do empregador, ainda que o período aquisitivo a elas relativo não tenha transcorrido.

Férias coletivas – O empregador poderá, a seu critério, conceder férias coletivas e deverá notificar o conjunto de empregados afetados com antecedência de, no mínimo, quarenta e oito horas, não aplicáveis o limite máximo de períodos anuais e o limite mínimo de dias corridos previstos na CLT.
– Fica dispensada a comunicação prévia ao órgão local do Ministério da Economia e a comunicação aos sindicatos representativos da categoria profissional.

Antecipação de feriados – Poderá ser antecipado o gozo de feriados não religiosos federais, estaduais, distritais e municipais. Deverão ser notificados, por escrito ou por meio eletrônico, o conjunto de empregados beneficiados com antecedência de, no mínimo, quarenta e oito horas, mediante indicação expressa dos feriados aproveitados.

– Os feriados poderão ser utilizados para compensação do saldo em banco de horas, e o aproveitamento dependerá de concordância do empregado, mediante manifestação em acordo individual escrito.

Banco de horas – Ficam autorizadas a interrupção das atividades pelo empregador e a constituição de regime especial de compensação de jornada, por meio de banco de horas estabelecido por acordo coletivo ou individual formal. O prazo de compensação é de até dezoito meses, contado da data de encerramento do estado de calamidade pública. A compensação poderá ser determinada pelo empregador independentemente de convenção coletiva ou acordo individual ou coletivo.

Suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho- Fica suspensa a obrigatoriedade de realização dos exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares, exceto dos exames demissionais. Os exames serão realizados no prazo de sessenta dias, contado da data de encerramento do estado de calamidade pública.

FGTS- Fica suspensa a exigibilidade do recolhimento do FGTS pelos empregadores, referente às competências de março, abril e maio de 2020, com vencimento em abril, maio e junho de 2020, respectivamente. O recolhimento poderá ser realizado de forma parcelada, sem a incidência da atualização, da multa e dos encargos previstos no art. 22 da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990.

Pesquisa: Quais foram os impactos do coronavírus em sua empresa?

Manutenção do emprego e da renda

Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, as alternativas apresentadas pelo Governo Federal vem ao encontro das reivindicações de flexibilização das relações trabalhistas para a manutenção do emprego.

“A Medida Provisória vem para atender um momento de excepcionalidade e com grande demanda por parte dos empregadores e empregados, no sentido de dar segurança jurídica às medidas que podem ser adotadas para a manutenção do emprego e da renda. Cabe agora ao empresário buscar junto ao empregado a solução mais equilibrada para garantir a sustentabilidade da empresa e do emprego durante este período”, avalia Breithaupt.

Em Santa Catarina, o governo apresentou na última sexta-feira (20) um plano de recuperação econômica para o Estado com medidas e ações que serão implementadas durante e após a pandemia, como a postergação dos contratos de financiamento, novas linhas de crédito, prorrogação no pagamento de tributos, entre outros.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior