Governo prorroga prazo de carência de empréstimos do Pronampe

Atualizado em 09 março, 2021

Os pequenos empresários terão mais três meses para começar a pagar os empréstimos concedidos pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A prorrogação do prazo de carência foi confirmada pelo secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, nesta segunda-feira (8).

Leia mais sobre linhas de crédito

“O Pronampe foi o pulmão para o Pequeno e Micro Empresário ter fôlego neste momento de turbulência”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. No início deste mês, a entidade reforçou a importância da manutenção da carência para evitar uma “explosão de inadimplência e judicialização” em documento enviado ao senador Jorginho Mello, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Empresas  e autor do projeto que criou o programa.

Criado em maio de 2020, o Pronampe permitiu ao empresário pegar até 30% do faturamento em empréstimo, com pagamento em 36 vezes e juros de até 1,25% mais taxa Selic. O programa tinha prazo de carência de oito meses e os empréstimos começariam a ser pagos em março. Somada as três fases, o Pronampe emprestou R$ 37 bilhões a 517 mil empresários em 2020.

O governo está articulando um projeto de lei para permitir que cerca de R$ 2 bilhões em recursos não utilizados no ano passado sejam usados em 2021, além de negociar com o Senado mais R$ 4,8 bilhões para ajudar a socorrer empresas.