II Jornada de Turismo Social do Sesc debate desafios do setor

Atualizado em 21 agosto, 2018

Programação trouxe pesquisadores e profissionais com expertise na área

Florianópolis sediou na manhã desta segunda-feira (9) a II Jornada de Turismo Social, realizada pelo Sesc em Santa Catarina, com o tema “Turismo e Sustentabilidade Ambiental: contribuições, paradoxos e desafios para o desenvolvimento sustentável”.

O evento propôs uma reflexão sobre a atividade turística como estratégia de conscientização e preservação ambiental para ampliar a compreensão do conceito de Turismo Sustentável e compartilhar boas prátias que valorizam o aspecto inclusivo, humanista e sustentável. A Jornada de Turismo Social do Sesc está em sintonia com o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento ao setor.

“Por sua natureza transversal, o setor de turismo tem plenas condições de alavancar toda a economia catarinense. Atualmente representa quase 12,5% do PIB e emprega cerca de 140 mil pessoas em Santa Catarina, segundo dados do IPEA. A Fecomércio SC atua sistematicamente para melhorar o ambiente de negócios do setor, subsidiando todo o trade com informações de mercado e o governo, para que os gestores públicos possam fazer o planejamento baseado em indicadores estratégicos”, pontua o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac em Santa Catarina, Bruno Breithaupt.

A programação trouxe pesquisadores e profissionais com expertise na área para ministrar workshops sobre temas atuais e painéis sobre ética, bem comum e meio ambiente. Também serão apresentadas experiências inovadoras, que ilustram o enfoque ambiental praticado em diversos segmentos do turismo.

O evento continua nesta terça-feira (10) com a mesa redonda “O turismo no Sesc: transformação social para um mundo mais sustentável”, em que serão apresentados projetos inovadores desenvolvidos pelos Departamentos Regionais do Sesc na região Sul e São Paulo, o painel "Ética, bem comum, meio ambiente e turismo sustentável" e workshops com cinco temas diferentes: Ecomuseu; Turismo e Tecnologia da Informação e Comunicação: Desafios e Oportunidades; Turismo e Educação Ambiental; Ecogastronomia; e Indicadores de competitividade para o turismo.

Leia também

30 abril, 2025

Comércio e serviços somam 61,8% dos empregos gerados em março no estado

30 abril, 2025

Gasto com presentes do Dia das Mães deve ser o maior da história em SC, aponta Fecomércio

29 abril, 2025

Com shows nacionais na programação, Semana S tem inscrições abertas em Chapecó

25 abril, 2025

Intenção de consumo das famílias catarinenses cresce em abril, aponta Fecomércio