Inflação de janeiro é a menor desde 2009

 O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA de janeiro foi de 0,55% e ficou 0,37 ponto percentual abaixo dos 0,92% registrados em dezembro de 2013. Esse foi o menor IPCA para um mês de janeiro desde 2009, quando o índice foi de 0,48%. Após ter fechado 2013 em 5,91%, o acumulado dos últimos 12 meses recuou para 5,59%. Em janeiro de 2013, o IPCA havia sido de 0,86%.

Principal responsável pela redução da taxa do primeiro IPCA do ano, o grupo Transporte teve queda de 0,03% enquanto em dezembro a alta foi de 1,85%. Isto por conta das passagens aéreas, que caíram 15,88% ante o aumento de 20,13% de dezembro, aliadas aos combustíveis, que de 4,12% foram para 0,77%. Os preços da gasolina subiram 0,60% em janeiro, bem menos do que os 4,04% do mês anterior, quando repercutiu o reajuste de 4% em vigor nas refinarias desde 30 de novembro. Da mesma forma, o preço das viagens interestaduais realizadas através de ônibus, cresceu menos, passando de 1,30% para 0,81%.

Já o menor resultado de grupo foi o dos artigos de Vestuário, que, após a alta de 0,80% com as festas de final de ano, recuaram (-0,15%) em janeiro, refletindo as liquidações características do mês. O grupo Comunicação (de 0,74% para 0,03%) se apresentou abaixo do mês anterior, assim como os Artigos de Residência, que arrefeceram após as festas, indo de 0,89% para 0,49%.

Os Alimentos, grupo com a segunda maior variação no mês (0,84%), ficaram abaixo de dezembro (0,89%). O item carnes, com alta de 3,07%, se destacou por exercer o mais forte impacto individual no índice de janeiro, 0,08 ponto percentual.

Por sua vez, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC apresentou variação de 0,63% em janeiro e ficou 0,09 ponto percentual abaixo do resultado de 0,72% de dezembro. Após ter fechado 2013 em 5,56%, o acumulado dos últimos 12 meses recuou para 5,26%. Em janeiro de 2013 a taxa havia sido 0,92%.

Sazonalidade

A desaceleração do nível de preços verificado em janeiro deste ano, na comparação mensal, reflete a sazonalidade do IPCA, cujo elevado resultado de dezembro, devido à alta demanda proveniente das festas de fim de ano e da injeção de recursos extras na economia (através do 13º salário, por exemplo), tende a ser amenizada no mês seguinte com a tendência à normalização da procura e às liquidações.

Esta desaceleração é positiva para a situação financeira das famílias e para as vendas do comércio, já que o poder de compra delas aumenta. No entanto, a inflação nos próximos meses deve permanecer orbitando os 6%, devido, principalmente, à desvalorização cambial e ao aquecimento do mercado de trabalho.

Categorias: Notícias
Última atualização: 7 de fevereiro de 2014