ECONOMIA

Inflação de julho é impactada por alta na gasolina e passagens aéreas

Atualizado em 09 agosto, 2024

A taxa oficial de inflação do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), cresceu 0,38% em julho. A taxa ficou 0,17 ponto percentual acima do registrado em junho (0,21%). A inflação acumulada no ano avançou para 2,87%. E, nos últimos 12 meses, os preços subiram 4,5%, acima dos 4,23% observados nos 12 meses anteriores. O grupo de produtos e serviços com maior impacto no aumento dos preços foi o de ‘Transportes’, que apresentou alta de 1,82%.

Confira o relatório completo >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/indices/indice-de-precos-ao-consumidor-amplo-julho-2024/

O índice de difusão do IPCA, que mostra o percentual de itens com aumento de preços, foi de 46,95% em julho (ante 52,25% em junho), recuando 5,3 p.p. na comparação mensal. A inflação de serviços, que reúne os itens prestados ao consumidor, acelerou de 0,04% em junho para 0,75% em julho. Além disso, a inflação de itens monitorados cresceu. O índice foi de 1,08% em julho, após alta de 0,33% em junho.

Leia também

17 novembro, 2025

Fecomércio SC defende aprovação do PL 3630, que autoriza divulgação de imagens de pessoas que cometerem crimes em estabelecimentos comerciais

13 novembro, 2025

Com bom resultado em setembro, varejo de Santa Catarina acumula segunda maior alta do país em 2025

12 novembro, 2025

Serviços recuam em setembro, mas acumulam alta de 4,1% no ano em SC

07 novembro, 2025

Inadimplência cresce pelo sétimo mês seguido e atinge novo recorde em SC: 33,1%