ECONOMIA

Inflação mantém ritmo de redução em maio, mas acumula alta de 11,73% em 12 meses

Atualizado em 09 junho, 2022

A inflação oficial do país, medida pelo Índice Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), começa a apresentar sinais de redução e desacelerou pelo segundo mês consecutivo, passando de 1,62% em março para 1,06% em abril e 0,47% em maio.

Confira a análise do IPCA de maio/2022

O resultado foi menor que o índice de igual período do ano anterior (0,83%)- naquele momento os choques de preços de energia elétrica ficaram mais intensos, com a entrada em vigor da bandeira tarifária vermelha patamar 1.  Em 2022, o cenário é oposto, já que a desaceleração no período foi favorecida pela forte queda energia elétrica residencial (-7,95%).

Embora a trajetória de elevação dos preços esteja em menor ritmo, o IPCA atingiu 11,73%, no acumulado de 12 meses, abaixo dos 12,13% do mês anterior- são nove meses que a inflação está acima de dois dígitos.

Confira os dados no painel de BI:

Utilize o zoom ou a seta no canto inferior para ampliar

Leia também

13 novembro, 2025

Com bom resultado em setembro, varejo de Santa Catarina acumula segunda maior alta do país em 2025

12 novembro, 2025

Serviços recuam em setembro, mas acumulam alta de 4,1% no ano em SC

07 novembro, 2025

Inadimplência cresce pelo sétimo mês seguido e atinge novo recorde em SC: 33,1%

06 novembro, 2025

Intenção de compra para a Black Friday cresce 12% e chega a R$ 1.659 em SC