ECONOMIA

Inflação oficial mostra que ainda está viva e avança 0,12% em julho

Atualizado em 14 agosto, 2023

A inflação oficial do País, medida pelo Índice Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou 0,12% em julho. O resultado ocorre logo após a deflação de junho (-0,08%) e interrompe o processo de desinflação observado ao longo dos últimos quatro meses, cuja sustentabilidade e duração já vinha sendo questionada por especialistas do mercado. Além de destoar da taxa de julho de 2022 (-0,68%).

Confira a pesquisa completa >>> 07.Julho de 2023_IPCA

Na construção do resultado, o preço da gasolina foi determinante, ao aumentar 4,75%, por conta do retorno da cobrança da alíquota cheia de PIS/Cofins, impactando o índice em 0,23 ponto percentual (p.p.) em julho.

Ademais, o IPCA acumulado no ano de 2023 é de 2,99% e o nos últimos doze meses é de 3,99%. Estes resultados corroboram o arrefecimento da inflação quando comparados aos de 2022 (4,77% e 10,07%, respectivamente). Contudo, a inflação de serviços ainda persiste com variação mensal de 0,25% e acumulada em doze meses de 5,63%.

Em julho, o bom sinal veio do índice de difusão. Mensurado pelo Banco Central do Brasil (BACEN), o indicador mostra o percentual de itens com aumento de preços e fechou o mês em 46,0%. Assim, houve um corte de 3,6 p.p. no índice, mantendo-o, pelo segundo mês consecutivo, em patamar inferior ao dos 50%, o que não ocorria desde maio de 2020 (42,97%), época em que o processo inflacionário ainda não estava completamente instalado na economia brasileira.

Leia também

03 dezembro, 2025

Consumidores devem gastar 7,3% mais nas compras de Natal em 2025 no estado

27 novembro, 2025

Comércio e serviços lideram criação de empregos formais em outubro no estado

27 novembro, 2025

Presidente da Fecomércio-SC é citado em sessão solene da CNC no Congresso

21 novembro, 2025

Mais de um terço das empresas varejistas pretende contratar temporários para o Natal e a temporada de verão em Santa Catarina, aponta Fecomércio