Innovation Day movimenta Chapecó no primeiro dia da Semana S
Especialistas e autoridades debateram temas como Inteligência Artificial, Cidades Inteligentes e Cibersegurança
Mais de 300 empresários estiveram presentes nessa sexta-feira, 16, no pavilhão da Efapi, em Chapecó, para o Innovation Day – Conectando negócios ao futuro. Voltado para as empresas, o evento fez parte do primeiro dia da Semana S do Comércio, Serviços e Turismo, promovida pela Fecomércio/SC em parceria com Sesc e Senac. A transmissão online do evento teve mais de 400 acessos ao longo do dia.
O presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, abriu o evento com um breve histórico da criação do Sistema S, incluindo o Sesc e o Senac, braços cultural e educacional, reforçando a importância social da instituição. “As unidades têm que ser grandes, porque Santa Catarina é avassaladora. O estado cresce demais e nós precisamos trabalhar para acompanhar este desenvolvimento.”, disse o presidente.
A programação do dia iniciou com a palestra Nova Era dos Negócios com Inteligência Artificial, com o arquiteto de soluções da Microsoft, Rande Rodrigues. “A Inteligência Artificial não é apenas para a geração Z, e também não é apenas para grandes empresários. É importante sentar e entender que parte da cadeia do negócio eu consigo utilizar ou otimizar com IA”, explicou Rande.
A tarde seguiu com o painel de debate Oeste Inovador, com a diretora do Sindicato do Comércio Varejista de Chapecó, SICOM, o gerente comercial da Desbravador Softwares e o secretário de desenvolvimento econômico, turismo e inovação de Chapecó, Márcio da Paixão, mediado pela diretora executiva da DEATEC, polo da Acate no oeste catarinense.
No terceiro tema, o especialista em IA e 5G, Fernando Dias Neias, deu a palestra Cidades inteligentes e o papel da Conectividade, e conduziu um painel com o vice-presidente de serviços da Fecomércio, André Ostermann, e o gerente comercial da Intelbras, Rômulo Freitas, que citou o case da Cidade Pedra Branca, em Palhoça.
A noite finalizou com o painel Os desafios da Cibersegurança no Brasil e em SC, com o professor e pesquisador de segurança da computação da UFSC, Martín Vigil, e o presidente da Frente Parlamentar de Cibersegurança, senador Esperidião Amin. “Perceber que nós vivemos numa guerra cibernética no mundo é um desafio. Imagina que o terceiro PIB do mundo não é o alemão, é o que se gasta e o que se perde na guerra cibernética. Se é reconhecida a prioridade da criação de uma agência reguladora para garantir a defesa da população e este objetivo agora tem que ser socializado com as forças vivas, o comércio, com o setor bancário, o setor de saúde que são os principais alvos dos ataques cibernéticos, que prejudicam a todos nós, cidadãos.”, finaliza o senador.