MERCADO

Inscrições para Certificação de Responsabilidade Social abrem em 1º de junho

Atualizado em 24 maio, 2021

A Comissão Mista da Certificação de Responsabilidade Social, composta pela Alesc e dez organizações parceiras, iniciou os trabalhos para a edição 2021. Este ano, além de reconhecer e destacar seis empresas privadas com as melhores ações socialmente responsáveis, serão reconhecidas com o Troféu Responsabilidade Social “Destaque SC” três entidades com fins não econômicos, dentre todas as habilitadas à Certificação.

As inscrições devem iniciar no dia 1º de junho e estarão disponíveis no site até o dia 31 de agosto. Podem participar do certame empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos.

Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano de 2020.  As organizações que obtiverem os melhores desempenhos na Certificação de Responsabilidade Social, com base em suas ações e projetos socioambientais, serão premiadas com o Troféu Destaque.

Em 2020, foram 130 inscrições recebidas, 100 efetivadas e 77 certificadas. Sete empresas receberam o Troféu Responsabilidade Social 2020- cinco privadas e duas organizações do terceiro setor.

Mudanças no edital

A cada ano são promovidos ajustes e atualizações no edital, buscando atualizar as regras de acordo com a legislação vigente, bem como aprimorar o processo e estimular a participação das organizações que atuam em prol do bem-estar da sociedade e do meio ambiente.

Para 2021 foram feitos alguns ajustes no processo avaliativo, com o acréscimo de mais um troféu destaque, buscando um maior reconhecimento de entidades da categoria organizações sem fim lucrativos. Serão consideradas as particularidades, abrangência e porte.

Nesta edição, foi reforçada a clareza dos itens obrigatórios e a necessidade de publicização do balanço social apresentado pelas entidades e empresas candidatas.

Reconhecer boas práticas

Instituída com base na Lei Estadual 12.918/04, a Certificação visa reconhecer e destacar as empresas e entidades catarinenses que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão, além de promover o bem-estar da sociedade catarinense.

A Fecomércio SC integra a Comissão Mista de Responsabilidade Social ao lado da Alesc e das entidades: Centro Integração Empresa-Escola (CIEE),Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina ( CRCSC), Federação Catarinense dos Municípios ( FECAM), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina  ( FECONTESC), Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC), Movimento Nacional ODS Santa Catarina,  Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Santa Catarina ( SEBRAE/SC) e Secretaria de estado do Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina ( SDE-SC)