MERCADO

Inscrições para Certificação de Responsabilidade Social abrem em 1º de junho

Atualizado em 24 maio, 2021

A Comissão Mista da Certificação de Responsabilidade Social, composta pela Alesc e dez organizações parceiras, iniciou os trabalhos para a edição 2021. Este ano, além de reconhecer e destacar seis empresas privadas com as melhores ações socialmente responsáveis, serão reconhecidas com o Troféu Responsabilidade Social “Destaque SC” três entidades com fins não econômicos, dentre todas as habilitadas à Certificação.

As inscrições devem iniciar no dia 1º de junho e estarão disponíveis no site até o dia 31 de agosto. Podem participar do certame empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos.

Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano de 2020.  As organizações que obtiverem os melhores desempenhos na Certificação de Responsabilidade Social, com base em suas ações e projetos socioambientais, serão premiadas com o Troféu Destaque.

Em 2020, foram 130 inscrições recebidas, 100 efetivadas e 77 certificadas. Sete empresas receberam o Troféu Responsabilidade Social 2020- cinco privadas e duas organizações do terceiro setor.

Mudanças no edital

A cada ano são promovidos ajustes e atualizações no edital, buscando atualizar as regras de acordo com a legislação vigente, bem como aprimorar o processo e estimular a participação das organizações que atuam em prol do bem-estar da sociedade e do meio ambiente.

Para 2021 foram feitos alguns ajustes no processo avaliativo, com o acréscimo de mais um troféu destaque, buscando um maior reconhecimento de entidades da categoria organizações sem fim lucrativos. Serão consideradas as particularidades, abrangência e porte.

Nesta edição, foi reforçada a clareza dos itens obrigatórios e a necessidade de publicização do balanço social apresentado pelas entidades e empresas candidatas.

Reconhecer boas práticas

Instituída com base na Lei Estadual 12.918/04, a Certificação visa reconhecer e destacar as empresas e entidades catarinenses que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão, além de promover o bem-estar da sociedade catarinense.

A Fecomércio SC integra a Comissão Mista de Responsabilidade Social ao lado da Alesc e das entidades: Centro Integração Empresa-Escola (CIEE),Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina ( CRCSC), Federação Catarinense dos Municípios ( FECAM), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina  ( FECONTESC), Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC), Movimento Nacional ODS Santa Catarina,  Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Santa Catarina ( SEBRAE/SC) e Secretaria de estado do Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina ( SDE-SC)

 

 

 

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar