ECONOMIA

Lideranças debatem futuro do Carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste após apresentação de pesquisa da Fecomércio SC

Atualizado em 27 abril, 2023

Créditos: Portal de Notícias Caco da Rosa

Uma das folias mais tradicionais de Santa Catarina, o Carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste promete ser ainda maior em 2024, trazendo impactos positivos para a economia local e atraindo turistas de todo o país. Essa é a expectativa das lideranças que participaram da apresentação da pesquisa da Fecomércio SC sobre o carnaval em Joaçaba e Herval d’Oeste em 2023, na manhã desta quinta-feira (27). O evento foi realizado pelo Sindilojas Meio-Oeste, Sindiatacadista Joaçaba e Região, Sindrecom Joaçaba e Siprofarma Herval d’Oeste, em parceria com a Fecomércio SC.

>>> Leia a pesquisa completa

Estiveram presentes o prefeito de Joaçaba, Dioclesio Ragnini, Diego Dalanhol, intendente de Turismo e Eventos de Joaçaba, Jair da Rosa, vice-prefeito de Herval d’ Oeste, Jean Patrick Giusti, secretário de Habitação e Desenvolvimento Econômico de Herval d’ Oeste, a diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’Oeste (Liesjho) e representantes das agremiações, vereadores e entidades empresariais do Meio-Oeste.

“Este é um momento de virada de chave para que o nosso carnaval retome a grandiosidade de outros anos. A gestão pública e os empresários da região precisam se unir e abraçar o carnaval. Hoje ficou evidente o comprometimento das prefeituras com a infraestrutura e a qualidade da próxima edição”, pontua Sérgio Giacometti, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Oeste de SC, que falou em nome dos demais sindicatos presentes.

Em 2023, a programação contou com duas noites de desfiles das Escolas de Samba, na Avenida XV de Novembro, em Joaçaba, e o  Carnafolia, que passou a ser realizado na Praça Engenheiro Daniel d’Oeste, em  Herval d’Oeste.

Dados para decisões

O objetivo da pesquisa realizada pela Fecomércio SC é analisar os reflexos da festa nos municípios, traçar o perfil e o comportamento de consumo dos turistas que circulam na região neste período e trazer dados que gerem insights para a tomada de decisão dos empresários e órgãos públicos.

“Os resultados são valiosos e de grande relevância para o desenvolvimento da região. A partir do perfil socioeconômico, avaliação do destino e impactos nos negócios e na economia local,  é possível fazer um planejamento estratégico mais assertivo, com  produtos e serviços para o público-alvo que se espera”, analisa Fábio De Souza, vice-presidente de turismo da Fecomércio SC. Ele cita como exemplo a Oktoberfest de Blumenau, que utilizou dados para dar uma guinada no evento, mudando inclusive o perfil do público, que gerou mais faturamento e movimentação para a festa e a região.

>>> Leia a pesquisa completa

Destaques

– Redução na participação do público jovem (de 18 a 25 anos) de 42,8 % para 17,5%

– Solteiros representam metade do público (51%), à frente dos casados (37,7%)

– 41,2% tem renda média mensal de 2 a 4 Salários Mínimos (SM) e 32,2% entre 4 e 10

– 55,2% dos turistas são do próprio estado, seguido por Paraná (17,8%) e Rio Grande do Sul (9,4%)

– 54,2% vieram com veículos próprios. A parcela de passageiros de ônibus regulares cresceu mais de 40%

– Variação do faturamento foi de 1,3% em relação aos anos anteriores: Joaçaba (3,2%) e Herval d’Oeste (-4,2%)


A Pesquisa Fecomércio SC de Turismo – Carnaval em Joaçaba e Herval d’Oeste 2023 foi realizada com 382 turistas, entre os dias 17 e 22 de fevereiro, e 224 empresários/gestores entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março.

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior